Resultado do Edital 05/2015 – PROPESP/FADESP- Programa de poio à Cooperação – PACI
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) já divulgaram o resultado do edital conjunto 05/2015, do Programa de Cooperação Interinstitucional (Paci), subprograma Cooperação Internacional. O edital oferece apoio para reuniões técnicas entre pesquisadores da UFPA e pesquisadores estrangeiros, com vistas à elaboração de projetos de pesquisa em cooperação. Veja aqui o resultado do Edital.
Na presente edição do Paci, 36 propostas foram aprovadas – o maior número em uma única chamada do programa. Os coordenadores das propostas são docentes permanentes vinculados a 32 programas de pós-graduação da UFPA, que, desta forma, verão incrementados os seus indicadores de cooperação internacional: Análises Clínicas, Antropologia, Biodiversidade e Conservação, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Farmacêuticas, Comunicação, Cultura e Amazônia, Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Direito, Doenças Tropicais, Ecologia Aquática e Pesca, Educação, Educação em Ciências e Matemática, Engenharia Civil, Engenharia de Barragens e Gestão Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Filosofia, Genética e Biologia Molecular, Geografia, Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Inovação Farmacêutica, Letras, Linguagens e Saberes na Amazônia, Linguística e Teoria Literária, Neurociências e Biologia Celular, Odontologia, Psicologia, Química Medicinal e Modelagem Molecular, Saúde Animal na Amazônia, Segurança Pública e Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Sobre – O Paci é um programa mantido pela Propesp, em parceria com a Fadesp. Nos últimos seis anos, já financiou quase uma centena de reuniões de trabalho voltadas à elaboração de projetos de pesquisa envolvendo a cooperação entre pesquisadores da UFPA e pesquisadores estrangeiros. Em alguns casos, o programa financiou o deslocamento do pesquisador da UFPA até a instituição estrangeira; em outros, o pesquisador estrangeiro visitou a UFPA para o trabalho de elaboração do projeto.
A iniciativa é parte do esforço da Universidade para intensificar a internacionalização de seus programas de pós-graduação, o que agrega qualidade acadêmica e científica aos cursos, impactando também a avaliação externa. Muitas cooperações iniciadas resultaram em oportunidades de pós-doutorado no exterior para docentes da UFPA, oportunidades de estágio sanduíche para doutorandos da UFPA e publicações internacionais para os grupos envolvidos.
Texto e arte: Divulgação Propesp