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Competências da Diretoria de Pesquisa

A Diretoria de Pesquisa é exercida por um Diretor, diretamente subordinado ao Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e possui as seguintes competências:

I – assessorar o (a) Pró-Reitor (a) na elaboração de projetos institucionais e na execução da política de pesquisa definida pela PROPESP e pelos órgãos superiores da UFPA, estimulando o desenvolvimento de atividades científicas nas diferentes unidades, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA;
II – cadastrar os projetos e grupos de pesquisa existentes na UFPA e disseminar a informação sobre eles junto à comunidade;
III – articular redes de pesquisa e viabilizar projetos em colaboração entre pesquisadores atuando em diferentes campi e programas de Pós-Graduação, facilitando a mobilidade, o intercâmbio e o acesso dos diferentes grupos à infraestrutura de pesquisa existente;
IV – manter cadastros atualizados sobre a capacidade de pesquisa e prestação de serviços existentes na UFPA;
V – estimular e apoiar a elaboração de projetos pelos pesquisadores, em atendimento a editais, tendo em vista a ampliação da captação de recursos internos e externos;
VI– promover articulações com outras instituições de pesquisa com o objetivo de elaborar o cadastro de pesquisadores na esfera regional, nas diferentes áreas de conhecimento;
VII – efetuar levantamentos periódicos de dados referentes à Pós-Graduação, à pesquisa e à produção científica da UFPA, disponibilizar estes dados no sistema de informações da Universidade e divulgá–los amplamente;
VIII – assessorar o (a) Pró-Reitor (a) na definição de prioridades para fins de publicação dos resultados da pesquisa na UFPA e orientar a elaboração de convênios ou contratos para distribuição dos trabalhos editados;
IX – Administrar o Programa PE Interdisciplinar;
X - exercer outras atividades compatíveis com suas atribuições.

A Diretoria de Pesquisa possui a seguinte estrutura:

I – Secretaria de Apoio Administrativo;
II – Coordenadoria de Projetos;
III – Coordenadoria de Iniciação Científica;
IV – Coordenadoria de Apoio a Processos e Editais;
V – Coordenadoria de Convênios

A Secretaria de Apoio Administrativo é dirigida por um servidor técnico- administrativo, diretamente subordinado ao Diretor de Pesquisa, e possui as seguintes competências:

I – apoiar a gestão do (a) Diretor (a);
II – atender a comunidade interna e externa, bem como efetuar a distribuição de expedientes na Diretoria;
III – receber, registrar e controlar processos encaminhados à Diretoria;
IV – planejar, organizar, monitorar e avaliar os serviços e processos de secretaria;
V – organizar e assessorar as reuniões da Diretoria;
VI – gerenciar informações administrativas necessárias ao desenvolvimento das atividades da PROPESP;
VII – organizar e acompanhar a agenda do (a) Diretor (a);
VIII – realizar procedimentos de viagens pertinentes à Diretoria;
IX – promover a divulgação das ações da Diretoria;
X – coordenar o arquivamento de documentos da Diretoria, dando a destinação pertinente aos processos previamente triados;
XI – realizar, com o apoio das demais subunidades, o levantamento patrimonial da Diretoria;
XII – executar outras tarefas por delegação ou atribuição.

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