UFPA realiza pré-seleção para o Ciência sem Fronteiras
Os alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) podem se inscrever para o Programa Ciência sem Fronteiras (CSF) - cujo edital foi lançado em conjunto pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); de Ensino de Graduação (Proeg) e de Relações Internacionais (Prointer) - até a próxima sexta-feira, dia 5. Confira aqui o Edital.
O documento visa pré-selecionar alunos de graduação da UFPA para a realização de "graduação sanduíche" em instituições estrangeiras, com início a partir de setembro de 2013. Neste edital , o CSF oferta vagas em 5 países: Bélgica, China, Finlândia, Irlanda e Áustria.
Poderão se candidatar às vagas os alunos das seguintes áreas: Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Farmácia; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e novos materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Criativa e Formação de Tecnólogos.
Inscrições – Para se inscrever, o candidato deve realizar sua inscrição no site do CsF , no formulário online correspondente à Chamada Pública de interesse. O candidato também precisa fazer sua inscrição na Propesp e entregar cópias de alguns documentos descritos no Edital da Propesp. A pré-seleção de candidatos pela UFPA será realizada sob a responsabilidade da Propesp, da Prointer e da Proeg, que também avaliarão e homologarão as candidaturas.
As inscrições para as chamadas da Bélgica e Finlândia finalizam no dia 5 de abril de 2013, às 23h59, hora de Brasília. Já para Áustria, China e Irlanda, as inscrições terminam no dia 6 de abril, também às 23h59, hora de Brasília.
O CsF concederá ao candidato aprovado o apoio para a realização da "graduação sanduíche" no exterior, compreendendo bolsa de estudo, pagamento de taxas escolares, seguro saúde, alojamento e alimentação, passagens aéreas ou auxílio deslocamento e auxílio instalação. Além disso, o CsF atenderá a demanda aprovada pela UFPA, dependendo de sua disponibilidade orçamentária e da possibilidade de absorção das candidaturas pelas universidades estrangeiras. A instituição de destino do aluno será definida pelo CsF, considerada a sua área de formação e a oferta de vagas pelas instituições estrangeiras.
Sem Fronteiras- o Programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O diretor de Pesquisa da Propesp, professor Antônio Carlos Vallinoto, considera importante a participação dos estudantes, pois o "Ciência sem Fronteiras é um programa que busca a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia. A ideia é proporcionar aos alunos de graduação estágio no exterior, com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação."
Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google