Página inicial » Editais da PROPESP » Editais da PROPESP 2015 » Edital 02/2015 - Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador – PRODOUTOR 2015

Edital 02/2015 - Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador – PRODOUTOR 2015

Como forma de promover a execução de projetos de pesquisa por docentes da UFPA e contribuir para a consolidação de seus grupos, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) lança edital para seleção de propostas a serem contempladas pelo Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (Prodoutor), nos subprogramas Apoio ao Recém-Doutor (PARD) e Apoio ao Doutor Recém-Contratado (PARC). Serão 50 auxílios para cada modalidade e as propostas poderão ser enviadas entre os dias 23 de março e 8 de maio de 2015. O resultado será divulgado até 27 de maio. Acesse aqui o Edital.

O programa prevê a concessão de equipamentos e bolsas de Iniciação Científica a docentes que obtiveram titulação de doutorado entre 2014 e 30 de abril de 2015 (data de aprovação da tese) e doutores admitidos pela Universidade no mesmo período. A concessão inclui uma bolsa de Iniciação Científica pelo período de um ano, renovável por mais um ano, e um conjunto de itens básicos para a atividade regular da pesquisa, incluindo insumos para laboratórios e equipamentos de informática.

As propostas deverão ser encaminhadas para a Diretoria de Pesquisa da Propesp pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com formulário de inscrição (disponível no edital); comprovante do título de doutor com data de aprovação claramente enunciada; Curriculum Vitae atualizado no modeloLattes (CNPq); um projeto de pesquisa e um plano de trabalho do bolsista segundo o modelo PIBIC.

Fortalecimento - Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, o fortalecimento da pesquisa científica na Universidade é fruto de ações que já vêm sendo executadas neste sentido. "A UFPA tem experimentado uma expansão importante no seu número de docentes doutores, como resultado de políticas institucionais voltadas à titulação dos docentes e técnicos e à contratação de pessoal já titulado. Com o Prodoutor, procuramos oferecer aos jovens pesquisadores as condições iniciais para a formação de seus grupos de pesquisa na Instituição”, explica o professor Emmanuel.

“É uma maneira de sinalizar a expectativa da Universidade em relação à atuação dos docentes em pesquisa e a disposição para apoiá-los no que for possível. Com o Prodoutor, também expandimos a oferta de oportunidades de formação em pesquisa na graduação, já que o auxílio inclui a concessão de bolsas de Iniciação Científica, além dos equipamentos e insumos para laboratórios", avalia o pró-reitor, destacando o caráter de incentivo a projetos de pesquisa a serem implantados.

Os critérios de avaliação e classificação incluem a produção científica do solicitante nos últimos 5 anos e a qualidade e viabilidade do projeto e plano de atividades propostos. Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento participarão do julgamento das propostas ao edital. As 40 propostas com maior pontuação no PARD e no PARC serão contempladas com auxílios. Os demais auxílios restantes, 10 para cada subprograma, serão distribuídos conforme a ordem de classificação das propostas e a necessidade de equilíbro ao atender as várias áreas do conhecimento e os diversos campi da UFPA.

Edital Prodoutor – auxílio a propostas de projetos de pesquisa
Inscrições: 23 de março a 8 de maio de 2015