Página inicial » Documentos Gerais » PROPESP » Jovens Talentos para Ciência » Inscrições abertas para o Programa Jovens Talentos

Inscrições abertas para o Programa Jovens Talentos

Já estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Talentos para a Ciência, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa, destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento que ingressaram na universidade no ano de 2013, tem o objetivo de inserir, logo cedo, os estudantes no meio científico. As inscrições dos alunos devem ser realizadas até o dia 28 de março.

Seleção - Os bolsistas deverão ser selecionados com base em uma prova de conhecimentos gerais - com uma pontuação mínima de 60 pontos - a ser aplicada no dia 5 de maio. Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, pelo período de 12 meses. Na UFPA, por decisão da Capes, poderão concorrer às bolsas os discentes do campus de Belém e de mais dois campi do interior, definidos como Cametá e Castanhal, em razão de serem oscampi com maior número de inscritos.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, o programa “representa uma oportunidade de formação complementar para o aluno que acabou de ingressar na Universidade, pois ele é inserido no ambiente de pesquisa desde o início do curso. Desse modo, esses alunos serão preparados de um modo mais intenso para atividades científicas. No futuro, eles poderão fazer a iniciação científica e inscrever-se para o Programa Ciência sem Fronteiras”, explica o pró-reitor.

Inscrições – As inscrições dos alunos devem ser realizadas pela instituição de ensino superior por meio do formulário eletrônico, até o dia 28 de março. Os cursos de graduação devem indicar um representante responsável, até o dia 22 de março, que deverá inserir no sistema eletrônico do JTC os dados dos alunos candidatos a uma bolsa.

Para mais informações, entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa da Propesp pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA