Página inicial » Notícias » Gilson Volpato ministra o curso Método Lógico para Redação Científica

Gilson Volpato ministra o curso Método Lógico para Redação Científica

exibir 1

A Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), promoverá, nos dias 17 e 18 de junho, a segunda versão do curso "Método Lógico para Redação Científica", ministrado pelo professor doutor Gilson Volpato, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). O evento acontecerá no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA, localizado no Campus Básico, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Inscrições – As inscrições estão abertas e devem ser realizadas por meio do sistema de inscrição em evento da Propesp. Para efetivar a inscrição, é necessário estar cadastrado no sistema.

O objetivo do curso é o desenvolvimento de um discurso científico coerente e compatível com o padrão exigido em produções de circulação internacional. "Em linhas gerais, o curso informa sobre como fazer e, principalmente, como comunicar conhecimento científico novo no mundo de hoje. As referências são as publicações de circulação internacional, seus códigos, suas regras e as práticas que estão consagradas como efetivas", comenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, sobre a dinâmica do curso.

Ainda segundo o pró-reitor, a aprendizagem pelo pesquisador em formação da escrita científica é necessária, uma vez que esta difere daquela da redação ordinária por possuir características próprias. "Conhecer essas particularidades, saber como interagir com a comunidade científica internacional, por meio de artigos, é um requisito para que o pesquisador seja bem-sucedido. O resultado final é uma interlocução efetiva e produtiva com os seus pares e, consequentemente, a visibilidade e o avanço da pesquisa desenvolvida", explica.

Palestrante – O professor doutor Gilson Volpato é graduado em Ciências Biológicas, pela Unesp. Tornou-se Mestre e Doutor em Ciências Biológicas, Zoologia, pelo Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro. Seus interesses pela Redação Científica começaram durante a sua graduação, desde cedo buscando a internacionalização da ciência nacional.

Serviço:

Curso "Método Lógico para Redação Científica Internacional"

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes

Data: 17 e 18 de junho