Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Inscrições abertas ao Piapa
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas ao Piapa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) tornam público o Edital para a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Produção Acadêmica (Piapa). O programa objetiva conceder passagens aéreas visando ao comparecimento de pesquisadores da UFPA a eventos científicos no País e no exterior, para a apresentação de trabalhos científicos originais. O programa é coordenado pela Propesp, por meio de sua Diretoria de Pesquisa (DPQ), com o apoio da Fadesp. Confira aqui o Edital.

O apoio do Piapa é destinado a docentes e técnico-administrativos da UFPA que pretendam apresentar trabalhos científicos originais em eventos científicos no País ou no exterior. Segundo Emmanuel Tourinho, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, “o Piapa oferece aos pesquisadores da UFPA, sobretudo aos mais jovens, a oportunidade de diálogo com uma comunidade científica abrangente e qualificada. Essa experiência é essencial para o aprimoramento de seu trabalho de investigação e repercute, também, na formação dos nossos alunos para a pesquisa”, explica.

Divulgação - O professor Eduardo Cerqueira, da Faculdade de Engenharia da Computação, foi um dos contemplados pelo último edital. Ele ressalta a importância do programa que ajuda a divulgar o resultado de pesquisas da UFPA: “Em 2012, fui contemplado no Edital Piapa com uma viagem ao exterior, onde apresentei um artigo e fui responsável pela coordenação geral do IFIP/ACM Latin AmericaNetworking Conference 2012 (LANC 2012), que aconteceu em Medelin, na Colômbia. O LANC é um dos eventos mais importantes na área de Redes de Computadores da América Latina e, com o apoio parcial do Piapa, mostramos resultados de pesquisas realizadas na UFPA”, conta.

Inscrições – O Edital possui duas chamadas: a primeira é destinada a eventos com início entre 10 de abril e 31 de julho de 2013, e as submissões das propostas devem ser feitas até o dia 29 de março de 2013. A segunda chamada contemplará eventos com início entre 1º de agosto e 10 de dezembro de 2013 e as propostas devem ser submetidas até o dia 7 de junho de 2013.

Para as inscrições, o candidato deve apresentar o formulário de inscrição, conforme modelo apresentado no Anexo I do Edital; cópia do resumo do trabalho a ser apresentado no evento; comprovantes de submissão do trabalho para apresentação no evento; documento de divulgação do evento ou cópia da página do evento na internet; cópia do(s) trabalho(s) científico(s) publicado(s) no ano de 2012, conforme definido nos itens 3.5. e 4.3 do Edital e Curriculum Vitae disponível online, na Plataforma Lattes do CNPq (não é necessário apresentar cópia impressa).

A Propesp ressalta que não é necessário apresentar o comprovante de aceitação do trabalho por ocasião da solicitação do apoio. Caso a proposta seja aprovada, o pesquisador poderá apresentar o comprovante no momento da emissão do bilhete aéreo.

A documentação completa para a candidatura deve ser encaminhada à Propesp, por meio de processo registrado no Protocolo Geral da UFPA.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página