Página inicial » Notícias » UFPA realiza pré-seleção para o Ciências Sem Fronteiras

UFPA realiza pré-seleção para o Ciências Sem Fronteiras

Os alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) já podem se inscrever para o Programa Ciências sem Fronteiras (CSF). O Edital foi lançado em conjunto pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); de Ensino de Graduação (Proeg); e de Relações Internacionais (Prointer). As inscrições vão até o dia 5 de abril. Confira aqui o Edital.

Este edital visa pré-selecionar alunos de graduação da UFPA para a realização de graduação sanduíche em instituições estrangeiras, com início a partir de setembro de 2013. Neste edital , o CSF oferta vagas em 5 países: Bélgica, China, Finlândia, Irlanda e Áustria.

Poderão se candidatar às vagas, os alunos das seguintes áreas: Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e novos materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Criativa e Formação de Tecnólogos.

Inscrições – Para se inscrever, o candidato deve realizar sua inscrição no site do CsF ,   no formulário online correspondente à Chamada Pública de interesse. O candidato também precisa fazer sua inscrição na Propesp entregando cópias alguns documentos, que estão descritos no Edital da Propesp. A pré-seleção de candidatos pela UFPA será realizada sob a responsabilidade da Propesp, da Prointer e da Proeg, que também avaliarão e homologarão as candidaturas.

As inscrições para as chamadas da Bélgica e Finlândia finalizam no dia 5 de abril de 2013, às 23h59, hora de Brasília. Já para Áustria, China e Irlanda, as inscrições terminam no dia 6 de abril, também às 23h59, hora de Brasília.

O CsF concederá ao candidato aprovado o apoio para a realização da graduação sanduíche no exterior, compreendendo bolsa de estudo, pagamento de taxas escolares, seguro saúde, alojamento e alimentação, passagens aéreas ou auxílio deslocamento e auxílio instalação. Além disso, o CsF atenderá a demanda aprovada pela UFPA, dependendo de sua disponibilidade orçamentária e da possibilidade de absorção das candidaturas pelas universidades estrangeiras. A instituição de destino do aluno será definida pelo CsF, considerada a sua área de formação e a oferta de vagas pelas instituições estrangeiras.

Sem Fronteiras- o Programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. De acordo com o diretor de pesquisa da Propesp, professor Antônio Carlos Vallinoto, considera importante a participação dos estudantes, pois o “Ciência sem Fronteiras é um programa que busca a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia. A idéia é proporcionar aos alunos de graduação estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.”

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google