Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » CAFe, uma nova opção de acesso aos Periódicos da Capes
Início do conteúdo da página

CAFe, uma nova opção de acesso aos Periódicos da Capes

Usuários da Universidade Federal do Pará que utilizam o VPN (Rede Privada Virtual) para acessar os Periódicos da Capes e encontram lentidão ou dificuldades para instalar o programa necessário, poderão, agora, ingressar no sistema de forma mais simples e com maior portabilidade por meio da CAFe (Comunidade Acadêmica Federada). A CAFe é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisas brasileiras, por meio da qual um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação, podendo ser acessada por qualquer computador, celulares e tablets que possuam acesso à internet.

Armazenamento - O projeto prevê um esquema que armazena informações específicas, tais como: informações genéricas de qualquer cidadão brasileiro (CPF, entre outras), informações gerais sobre os membros de uma instituição (e-mail, cargo, entre outros), além de informações específicas sobre os funcionários e alunos dessas instituições, facilitando o acesso deles a sistemas de outras instituições participantes do projeto, significando uma interação entre essas instituições, o sistema possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. Nesse contexto, a UFPA passará a ser um provedor de identidade do Norte do País, na federação de instituições de ensino e pesquisa.

A UFPA, por meio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), disponibiliza para toda a comunidade acadêmica o acesso remoto via CAFe, pela qual é possível utilizar seu usuário e senha de e-mail da UFPA para autenticar-se no Portal de Periódicos da Capes. Tal funcionalidade só é possível, pois a participação da UFPA na Comunidade Acadêmica Federada, um serviço mantido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), provê que haja facilidades de autenticação e troca de informações. A UFPA é responsável pela adesão, pela manutenção e pelo  fornecimento das informações sobre usuários e por sua autenticação.

Praticidade - A coordenadora de Serviços aos Usuários e Help Desk do Portal de Periódicos da Cape, Carmecy Ferreira de Muniz, conta que, embora o acesso via VPN não deva ser descartado, o acesso via CAFe é mais prático, pois não necessita de instalação em seu computador. Ela destaca que lá é disponibilizado para a comunidade das instituições participantes do Portal o que há de mais atualizado em pesquisa cientifica.

O acesso ao Portal de Periódicos da Capes é um serviço destinado para docentes, pesquisadores, discentes (graduação e pós-graduação) e técnico-administrativos das instituições usuárias do Portal da Capes. É uma biblioteca virtual, que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional, conta com um acervo de mais de 33 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página