Página inicial » Notícias » Representantes da UFPA e Fapespa participam de reunião

Representantes da UFPA e Fapespa participam de reunião

Coordenadores e pesquisadores dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e diretores da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) participaram na última sexta-feira, 17, de uma reunião para discutir as políticas de apoio ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação no Estado do Pará. O encontro foi aberto pelo diretor-presidente da Fapespa, Mário Ribeiro, que fez uma explanação das ações da Fundação, áreas de atuação, projetos e fomento em pesquisa e desenvolvimento, bem como os editais abertos em 2013 para concessão de bolsas para a pós-graduação.

“Essa foi uma oportunidade para conversarmos sobre as políticas e ações da Fapespa em pesquisa e desenvolvimento e as áreas estratégicas, consideradas como áreas prioritárias de investimento, para atender as demandas da sociedade”, disse Mário Ribeiro.

Após a apresentação, a reunião foi aberta para debate entre os participantes, os quais tiveram a oportunidade de conversar, diretamente, com os diretores da Fapespa, tirar dúvidas de questões pontuais relativas ao desenvolvimento de projetos, áreas de atuação, entre outros assuntos.

“A reunião foi uma oportunidade para discutir questões que envolvem, diretamente, a atuação dos nossos pesquisadores no Estado. Essa aproximação nos ajuda a trabalhar, de um modo mais integrado, em direções que são importantes para a Universidade e para o Estado do Pará”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UFPA), Emmanuel Tourinho.

Segundo o pró-reitor, esta foi a primeira vez que a Propesp organizou uma reunião entre a Fundação e os pesquisadores da UFPA. A proposta surgiu durante um encontro do Fórum de Pós-Graduação. “Isso foi muito positivo, inclusive porque contou com a participação de toda a diretoria da Fapespa, o que mostra que eles valorizaram a ideia. E tivemos um debate de excelente nível, que contribui para o trabalho de todos. Ao final do encontro, ficou definido que as reuniões entre Pró-Reitoria, pesquisadores e representantes da Fundação serão promovidas, periodicamente”.

Editais – Durante o encontro, o diretor-presidente da Fapespa, Mário Ribeiro, anunciou a abertura de novos editais, entre eles, do Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado; do Programa Primeiros Projetos (PPP), destinado a jovens pesquisadores; e do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem), voltado para grupos de pesquisa.

“Os editais do PPP e do Pronem, lançados pela Fapespa, contribuem com o propósito de formação e consolidação de novos grupos de pesquisa no Estado. Isso é fundamental para a expansão da nossa produção científica e da nossa capacidade de formação de novos pesquisadores. Não podemos depender apenas dos recursos federais. É essencial que existam programas de apoio estaduais e que essas ações tenham regularidade”, aponta Emmanuel Tourinho.

Outro edital lançado pela Fundação foi o de apoio à organização de eventos. “Na UFPA, temos o Programa de Apoio à Realização de Eventos (PAEV), da Propesp, mas os recursos não são suficientes para atender a demanda da Instituição. Com esse edital da Fapespa, os grupos vão ter acesso a mais uma alternativa de financiamento”, declarou o pró-reitor.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes