Página inicial » Notícias » UFPA abre o XXIV Seminário de Iniciação Científica

UFPA abre o XXIV Seminário de Iniciação Científica

O XXIV Seminário de Iniciação Científica (Seminic), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará, foi aberto, oficialmente, nesta segunda-feira, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). A conferência de abertura foi realizada pelo professor doutor Paulo Pimentel de Assumpção, do Núcleo de Estudos em Câncer, com o tema "Pesquisa Contemporânea em Câncer e Aplicabilidade Clínica".

A mesa de abertura contou com a presença do reitor da UFPA, professor Carlos Maneshy; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho; do diretor de Pesquisa da Propesp, professor Antonio Carlos Vallinoto; da pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Marlene Freitas; do pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves; do diretor da Fapespa, Moacir Macambira; e do representante do CNPq, professor Luis Martins da Silva.

Nesta edição do Seminic, mais de 900 trabalhos serão apresentados, com temas que abordam diversas áreas do conhecimento, como Ciências da Vida; Ciências Exatas e da Terra e Engenharia; Ciências Humanas e Sociais e Letras e Artes. Todos os bolsistas apresentarão os resultados das pesquisas do período de agosto de 2012 a julho de 2013.

Durante a abertura, o professor Carlos Maneshy agradeceu a presença dos professores e representantes de instituições e parabenizou os estudantes. “Os dados mostram os avanços que a Universidade teve na Iniciação Científica. Os saltos que conseguimos promover nos últimos anos são inquestionáveis”, ressaltou o reitor.

Premiação – O evento também premiou três trabalhos realizados por bolsistas que irão concorrer, representando a UFPA, ao Prêmio Destaque do Ano de Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo CNPq.

Para o estudante Francisco Bruno Teixeira, aluno do 9º ano de Odontologia, é importante que o estudante continue seguindo a carreira acadêmica após a formação. O bolsista foi o vencedor na área de Ciências da Vida, com a pesquisa “Alterações motoras e teciduais no córtex motor de ratos intoxicados cronicamente com etanol na adolescência e na fase adulta”. “Todos os estudantes estão de parabéns, porque eu sei como é difícil realizar a Iniciação Científica, principalmente, no Norte do País, em virtude das dificuldades que encontramos. E na verdade, ganhando esse prêmio, eu estou representando todos os bolsistas das Ciências Biológicas e da Vida”, conclui Francisco.

Expectativas – Segundo o pró-reitor Emmanuel Tourinho, o evento está iniciando mais um ciclo do programa, que tem como objetivo contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de graduação da UFPA. “Com isso, as expectativas são as de que as universidades formem não somente bons técnicos, mas também cidadãos que possam ser capazes de contribuir para a sociedade”, disse o professor.

Apresentações – Para a apresentação do trabalho, que inicia a partir desta terça-feira, 17, cada bolsista terá o tempo de 15 minutos. O trabalho será avaliado por um consultor ad hoc e um avaliador interno.

De acordo com o diretor de Pesquisa da Propesp, Antonio Carlos Valinoto, “a importância da Iniciação Científica é fortalecer e incentivar a criação de grupos de pesquisa na Instituição, produzir novos conhecimentos, formar recursos humanos e contribuir para o desenvolvimento do ensino de graduação, para a difusão da pesquisa e aprimorar a formação acadêmica do discente bolsista.”

Serviço:
XXIV Seminário de Iniciação Científica (Seminic)
Data: 16 a 27 de setembro
Confira aqui os locais e horários das apresentações e a programação completa.
Mais informações pelo telefone (91) 3201-7527 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira