Página inicial » Notícias » UFPA recebe, pela segunda vez, o Prêmio Top User Award

UFPA recebe, pela segunda vez, o Prêmio Top User Award

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Biblioteca Central (BC), recebeu nesta terça-feira, 10, o PrêmioTop User Award 2013, projeto da empresa americana ProQuest, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que premia com troféu as cinco instituições federais brasileiras que mais acessaram os conteúdos dos bancos de dados da empresa durante o período de um ano.

ProQuest – A ProQuest é uma plataforma agregadora de base de dados eletrônicos que disponibiliza publicações internacionais, sobre todas as áreas do conhecimento. A análise dos acessos aos seus conteúdos foi feita por meio da demanda ao Portal de Periódicos da Capes, entre janeiro e dezembro de 2013. A partir dos resultados obtidos é que foram premiadas as cinco instituições federais, representantes de cada região do Brasil.

Além da UFPA, também foram premiadas: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Região Nordeste;; a Universidade de Brasília (UnB), da Região Centro-Oeste; a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), da Região Sul; e a Universidade de São Paulo (USP), da região Sudeste.

A iniciativa para a realização do Prêmio Top User Award visa a apoiar e fomentar o ensino acadêmico, incentivar a pesquisa científica, além de promover conscientização para o uso do acervo da ProQuest.

Premiação da UFPA – Este é o segundo ano consecutivo em que a UFPA recebe o Prêmio, entre todas as universidades da Região Norte. Participaram da ocasião a diretora da Biblioteca Central, Graça Pena; servidores da Biblioteca; o ró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Emmanuel Tourinho, na ocasião representando o reitor Carlos Maneschy; e a gerente de Contas da ProQuest no Brasil, Luciana Oliveira. Tanto a diretora da BC quanto o pró-reitor enfatizaram a importância do reconhecimento da Universidade como instituição que incentiva a pesquisa científica, resultado obtido graças à parceria entre a BC, a Propesp, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e a Reitoria da UFPA.

“O prêmio é importante porque o conteúdo dessa biblioteca virtual, que é o Portal de Periódicos da Capes, contém o melhor da literatura científica mundial. O papel da BC é promover o maior e melhor uso desse conteúdo, a partir de treinamentos que a UFPA tem promovido para professores e alunos, tanto do campus de Belém quanto dos campi do interior. Nós somos mediadores da informação, facilitadores do acesso, agentes sociais entre o conhecimento científico e o usuário”, afirma Graça Pena.

A UFPA foi premiada com troféu e certificado. Além disso, recebeu acesso gratuito a duas bases de dados da ProQuest, a COS Pivot (sistema que permite o acesso a editais e convites de agentes financiadores de pesquisa) e a Refworks Flow (plataforma de colaboração que se baseia na nuvem para gerenciar documentos e citações), até novembro de 2014.

Texto: Juliana Angelim – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes