Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Pós-graduação da UFPA dá salto de qualidade em avaliação da Capes
Início do conteúdo da página

Pós-graduação da UFPA dá salto de qualidade em avaliação da Capes

O resultado da Avaliação Trienal 2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi divulgado nesta terça-feira, 10.  Quinze programas de pós-graduação da UFPA, responsáveis pela oferta de vinte e três cursos de mestrado e doutorado da Universidade, subiram de nota no julgamento da Capes.  Os resultados mostram a consolidação e o progresso de vários cursos da UFPA, que avançaram comparativamente mais do que os seus congêneres em outras instituições do País.
 
A avaliação dos programas de pós-graduação é realizada pela Capes a cada três anos. As notas atribuídas vão de 1 a 5 para os programas que oferecem apenas o mestrado. A nota 3 é a nota mínima para a continuidade do programa. A nota 4 significa a consolidação do curso de mestrado e é um requisito para a proposta de abertura do nível de doutorado. A nota 5 é atribuída aos cursos que, além de consolidados, já alcançaram um padrão elevado de excelência acadêmica e científica.
 
Programas que oferecem também o doutorado podem receber, ainda, as notas 6 e 7, quando alcançam um alto grau de internacionalização e têm um desempenho comparável ao dos melhores cursos em sua área no exterior.
 
 Reconhecimento - O reitor da UFPA, professor doutor Carlos Maneschy, comemorou o resultado. “A avaliação da pós-graduação no Brasil é reconhecida internacionalmente pelo rigor, pela qualidade e pela importância para o progresso dos cursos. O sucesso que obtivemos nesta Trienal foi extraordinário e demonstra claramente a liderança acadêmica e científica que a UFPA vem assumindo no País. Estão de parabéns todos os gestores, docentes, discentes e servidores que contribuíram para esse resultado”.
 
Entre os melhores - O Programa de Genética e Biologia Molecular, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), subiu da nota 5 para a nota 6, tornando-se o segundo curso da Amazônia a alcançar o reconhecimento de alto grau de internacionalização (o primeiro foi o Programa de Geologia e Geoquímica, também da UFPA, que manteve a nota 6 nesta Trienal). O coordenador do programa, professor Sidney Santos, salienta que “a UFPA tem, desde muito tempo atrás, um grupo forte de pesquisadores na área de genética”. Com a maturidade científica desse grupo, foram alcançadas uma elevada produção científica (dos pesquisadores em conjunto com os discentes), a formação de recursos humanos de excelente nível (no mestrado e no doutorado) e a contribuição para a criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação (o que corresponde à chamada Nucleação do conhecimento). Segundo o professor Sidney, foram essas realizações que garantiram a promoção do curso para a nota 6, colocando-o entre os melhores do País em todas as áreas de conhecimento.

Ascensão - O Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguística e Teoria Literária, após mais de 20 anos de atividades, alcançou o conceito 4. Segundo a coordenadora, professora Germana Sales, o resultado reflete o trabalho do grupo ao longo de vários anos e o esforço de gestão no último triênio, sob a direção da própria Germana Sales e da professora Marília Ferreira, para alcançar metas compatíveis com as exigências da área de Letras e com a expectativa de seu público-alvo.
  
Também subiram da nota 3 para a nota 4 os Programas de Ecologia Aquática e Pesca, Ciência da Computação, Economia, Engenharia Civil, Geofísica, Geografia, Gestão de Recursos Naturais da Amazônia, Doenças Tropicais Psicologia e Serviço Social.
 
Sete desses programas oferecem apenas o curso de mestrado e encontram-se, agora, habilitados para submeter à Capes a proposta de abertura do doutorado.
 
Três programas que oferecem mestrado e doutorado tiveram a nota elevada de 4 para 5. O Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento recuperou a nota 5 após uma queda para 4 na Trienal de 2010. Além dele, subiram para a nota 5 os Programas de Engenharia Elétrica e História.
 
Onze dos quinze programas que melhoraram de nota participaram, ao longo do último triênio, do Acompanhamento Institucional promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), que garante a elaboração e o monitoramento de metas acadêmicas e científicas, com o suporte de consultores externos. Segundo a professora Germana Sales, o Acompanhamento “possibilitou a correção de problemas e a melhoria nos índices de produção, do tempo de permanência no programa, de um preenchimento mais detalhado do Relatório Coleta Capes, refletindo os resultados obtidos no triênio (2010, 2011 e 2012)”.
 
Trabalho e dedicação - Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, o resultado divulgado pela Capes reflete a dedicação de todos os envolvidos na pós-graduação, nos últimos anos, para colocar a UFPA entre as melhores instituições do País. “Os pesquisadores trabalharam muito para isso e a Administração Superior da UFPA buscou apoiá-los para que superassem os obstáculos”. Segundo o pró-reitor, a cada avaliação, o desempenho dos programas de cada área de conhecimento avança no país inteiro. “Como a avaliação é comparativa, quando um curso obtém uma nota superior, isso significa não apenas que seus indicadores melhoraram em relação ao triênio anterior, mas também que melhoraram mais que os dos demais cursos de sua área. É por isso que uma nota superior significa que o curso ganhou maior destaque e reconhecimento em sua área.”
 
Políticas institucionais - O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação também salienta o papel das políticas institucionais para promover o avanço da pós-graduação: “Com o apoio do reitor Carlos Maneschy, pudemos criar e executar programas que dão suporte e valorizam o trabalho realizado pelos pesquisadores. Alguns desses programas são o Acompanhamento Institucional, que favorece o planejamento acadêmico e científico; o Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), que contribui para inserir nossos pesquisadores em redes nacionais e internacionais de pesquisa; e o Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ), que cobre os custos das publicações de trabalhos científicos nas melhores revistas internacionais”, afirma o pró-reitor.
 
Outros 45 programas de pós-graduação, alguns com menos de três anos de funcionamento, mantiveram suas notas, indicando que acompanharam, na média, o avanço dos demais cursos em suas áreas.
 
Ainda neste mês de dezembro, o Fórum de Pós-Graduação da UFPA reunirá extraordinariamente para analisar o resultado da Trienal 2013. Da reunião, participarão também docentes da UFPA que integraram as comissões de avaliação da Capes e compartilharão suas experiências.

Texto: Divulgação / Propesp
Arte: Divulgação

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página