Página inicial » Notícias » Defendida Tese de nº 100 e a Dissertação de nº 400 do PPGEE

Defendida Tese de nº 100 e a Dissertação de nº 400 do PPGEE

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi o primeiro programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica dos nove estados na Amazônia Legal. Neste mês de dezembro, foi defendida pelo Programa a tese de doutorado número 100 e a dissertação de mestrado de número 400. A tese “Modelagem de Sistemas de Detecção de Descargas Atmosféricas na Amazônia” é de Laure Madeleine Dentel, orientada pela profa. dra. Brígida Ramati Pereira da Rocha, e, a dissertação “Novas Ferramentas de Software Livre e Reconhecimento de Fala: Estudos de Casos em Gerencias de Tecnologias da Informação e Aplicativos de Nuvem” é de Bruno Gomes Haick, com orientação do prof. dr. Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Junior.

O PPGEE iniciou-se com o curso de mestrado em 1986 e doutorado em 1998, com reconhecimento da CAPES em 1999. O Programa está organizado em três áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica, Telecomunicações e Computação Aplicada. O principal objetivo do Programa é a formação de recursos humanos em níveis de mestrado e doutorado dentro das suas áreas de concentração e linhas de pesquisa. Com isso, visa a contribuir com o desenvolvimento tecnológico e científico e social da Amazônia e do Brasil, com a melhoria da qualidade de vida na região, além de promover a inserção social de seus alunos e egressos.

Decorridos 27 anos do início das atividades de pós-graduação stricto-sensu, o PPGEE, hoje coordenado pelo prof. dr. Evaldo Gonçalves Pelaes, e vice-coordenado pelo prof. dr. Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Junior, tem mostrado indicadores claros de melhoria, mas ainda há grandes desafios para sua consolidação enquanto Programa de formação e fixação de recursos humanos para atuação na Amazônia.

“O PPGEE é o único curso a nível doutorado que temos aqui na Amazônia, então atendemos candidatos de várias áreas, como engenharia civil, mecânica e informática. Por isso, há uma demanda muito grande de alunos que querem se inscrever” , conta o coordenador do curso. Atualmente, o PPGE conta com 25 professores, 160 alunos no dutorado e 130 alunos no mestrado.

Histórico - O PPGEE teve sua primeira dissertação de mestrado defendida em 1988 e sua primeira tese em 2001. O PPGEE já chegou a marca de 500 defesas, formando, até esta data, 400 mestres e 100 doutores. O programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFPA vem apresentando também uma produção cientifica relevante com participação destacada em periódicos qualificados, conferências nacionais e internacionais e patentes/pedidos de proteção em projetos em parceria com empresas o que reflete o conceito 5 na avaliação trienal da CAPES.

"Para um curso alcançar nota 5 na capes, há vários itens que ele tem que atender. Um dos principais é a produção científica, que deve ser alta.  Aqui, nós temos uma cultura de incentivo e esforço voltada à produção científica. Mas sabemos que, para um curso crescer, não depene só dos professores orientadores, mas também dos próprios alunos. Ou seja, é um esforço conjunto, em uma relação professor e aluno. Por isso, agradecemos a nossos professores e pesquisadores que se empenharam em seus trabalhos. Não foi fácil, já que como é um número muito pequeno de cursos que tem uma nota alta, a concorrência é muito alta”, afirma Evaldo Pelaes.

Parcerias - Atualmente, o Programa tem aprovado um crescente números de projetos de pesquisa e desenvolvimento, em especial financiados pelos fundos setoriais de energia, de informática e de telecomunicações, e pelas agências de fomento. Isso tem permitido firmar diversos convênios com empresas como as Centrais Elétricas do Norte do Brasil - ELETRONORTE; Alumínio Brasileiro S.A. – ALBRAS, Centrais Elétricas do Pará – CELPA , ERICSSON, VALE, BRASILSAT, PETROBRAS, Transmissoras Brasileiras de Energia - TBE, entre outros. Além disso, O PPGEE tem vários convênios internacionais com empresas e Instituições, o que tem facilitado a ida de discentes para a realização estágio no exterior.

Texto: Divulgação PPGEE
Foto: Laís Teixeira