Página inicial » Notícias » Pré-Seleção da UFPA para o Ciência sem Fronteiras já tem Resultado

Pré-Seleção da UFPA para o Ciência sem Fronteiras já tem Resultado

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta segunda-feira, 23, o resultado da pré-seleção para o Programa Ciência sem Fronteiras (PCsF). O Programa teve 364 candidatos inscritos e pré-selecionou 334 discentes. Essa seleção teve o maior número de candidatos pré-selecionados desde o início do programa na UFPA. Confira aqui o resultado.

O PCsF atenderá à demanda aprovada pela UFPA, dependendo de sua disponibilidade orçamentária e da possibilidade de absorção das candidaturas pelas universidades estrangeiras. O candidato aprovado será beneficiado com bolsa de estudo, pagamento de taxas escolares, seguro saúde, alojamento e alimentação, passagens aéreas ou auxílio deslocamento e auxílio instalação no país de destino.

O Edital do programa pela UFPA foi lançado conjuntamente pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); de Ensino de Graduação (Proeg) e de Relações Internacionais (Prointer) e visa pré-selecionar os candidatos da UFPA para a "graduação sanduíche", com início a partir de julho de 2014.

Os alunos puderam submeter inscrições para os 20 países participantes das chamadas atuais: Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão, Áustria, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido, Austrália, Finlândia, Nova Zelândia, Bélgica, Holanda e Espanha.

Áreas do conhecimento – Puderam se candidatar os alunos das seguintes áreas: Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Farmácia; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

O objetivo do PCsF é promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da UFPA