Página inicial » Notícias » Propesp promove curso sobre comunicação, escrita e publicação acadêmica

Propesp promove curso sobre comunicação, escrita e publicação acadêmica

O que é comunicação acadêmica?. Os diversos formatos, o contexto atual da produção acadêmica e a exigência global de publish or perish. Os espaços e veículos de comunicação acadêmica. Os diversos estilos e a influência das ciências duras na escrita em Ciências Sociais. Essas e outras indagações estão no programa do Curso Comunicação, Escrita e Publicação Acadêmica, provido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro, no site da Propesp.

O curso será realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro, no horário das 14h às 18h, no Centro de Eventos Benedito Nunes. De acordo com a Propesp, o local, que seria o auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), foi alterado devido a grande demanda de inscritos. A carga horária é de oito horas, divididas em duas aulas de quatro horas cada uma. As aulas serão ministradas pela professora Eloísa Martin, de forma expositiva, com espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas.

Estratégias e ferramentas - O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, explica que o minicurso se propõe a fornecer algumas estratégias e ferramentas para poder escrever, apresentar, submeter e publicar com sucesso e – sobretudo - para entender a publicação como uma ferramenta de comunicação com os colegas. “O interesse profissional em divulgar os resultados das investigações, a expectativa das agências financiadoras quanto ao resultado dos projetos e as exigências de um ambiente acadêmico, cada vez mais competitivo, colocam sobre os pesquisadores uma pressão, cada dia maior para apresentar trabalhos em congressos e publicar. E isso acontece logo nos primeiros momentos da carreira acadêmica”, lembra o pró-reitor. “Daí a importância dessa iniciativa.”

Panorama - O objetivo do minicurso é apresentar um panorama geral da comunicação acadêmica, além de orientar os alunos a criar estratégias viáveis e, potencialmente, bem-sucedidas para a escrita, apresentação e publicação das suas pesquisas. Outra missão é fornecer parâmetros que permitam aos estudantes, no futuro, desenvolver suas habilidades como autores, e estabelecer os principais critérios de relevância para o diálogo acadêmico nos níveis local, regional e internacional.

A palestrante - Eloísa Martín é professora de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (graduação e pós-graduação) e editora da Current Sociology, revista da Associação Internacional de Sociologia. Desde 1998, atua como editora de revistas acadêmicas nacionais e latino-americanas. Eloísa Martin também é consultora de projetos editoriais na Argentina, no Brasil e nos EUA. Possui larga experiência como tradutora acadêmica. Atualmente, pesquisa sobre escrita, produção e circulação do conhecimento em Ciências Sociais. Tem ministrado cursos de escrita acadêmica e publicação internacional na Alemanha, na Argentina, na Espanha, na Itália, no Líbano, no México e em diversas universidades no Brasil.

Serviço:
Minicurso sobre comunicação, escrita e publicação acadêmica
Data: 3 e 4 de fevereiro de 2014
Hora / local: das 14h às 18h, no Auditório do ICB, no Campus Básico da UFPA
Inscrições: até o dia 2 de fevereiro, no site da Propesp.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google