Página inicial » Notícias » Inscrições para o Programa Inglês sem Fronteiras reabrem no dia 31 de janeiro

Inscrições para o Programa Inglês sem Fronteiras reabrem no dia 31 de janeiro

O Núcleo de Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará (NucLi), projeto desenvolvido em parceria entre a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem) da UFPA, reoferta inscrições para as aulas presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), de 31 de janeiro a 13 de fevereiro. Serão abertas vagas para 21 turmas, com carga horária de 64 horas cada. Os cursos são gratuitos e as inscrições poderão ser feitas pela página oficial do programa. Consulte aqui o Edital publicado no Diário Oficial da União.

Como participar – Alunos da UFPA, tanto da Graduação quanto da Pós-Graduação, podem participar do projeto. Os interessados devem preencher o requisito de estar cursando a partir do segundo nível do My English Online, plataforma online de ensino gratuito, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Tutoria presencial do My English online – Desde o dia 27 de janeiro, ocorre o atendimento presencial para alunos inscritos no My English Online. Os professores do NucLi estarão disponíveis para esclarecer dúvidas acerca das atividades propostas pela plataforma e auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Durante os meses de janeiro e fevereiro, os atendimentos ocorrerão de segunda a quinta, em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Casa de Estudos Germânicos, no bloco G (altos) do Campus Profissional da UFPA – Campus Belém.

Início das aulas – As aulas do NucLi terão início no dia 20 de fevereiro. Ocorrerão de segunda a sexta, em dois encontros semanais de duas horas de duração. As 21 turmas dividem-se em: Inglês para intercâmbio, Leitura e Escrita Acadêmica, Gramática do Inglês, Prática de conversação e Preparatório para o TOEFL (Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira).

A tutoria continuará nos meses seguintes, mas os horários sofrerão mudanças, a serem informadas quando o cronograma oficial estiver concluído. Serão ofertadas 360 vagas semestrais, com carga horária que pode variar entre 30 e 60 horas.

IsF – O Programa Inglês sem Fronteiras é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Superior (SESu) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é incentivar o aprendizado do idioma inglês pelos estudantes universitários brasileiros, visando à aprovação destes em Testes de Proficiência, como Toefl e International English Language Testing System (IELTS). Além disso, pretende-se propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades brasileiras.

Para tanto, as ações do programa incluem a oferta de cursos a distância e cursos presenciais de língua inglesa, além da aplicação de testes de proficiência. Os cursos presenciais ocorrem nos núcleos de línguas (NucLi) espalhados pelo país.

Inscrições para aulas presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras
Período: de 31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2014