Página inicial » Notícias » Inscrições abertas para programa que apoia participação em eventos científicos

Inscrições abertas para programa que apoia participação em eventos científicos

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em conjunto com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), divulga o Edital do Programa Institucional de Apoio à Produção Acadêmica  (Piapa), que tem como objetivo apoiar o comparecimento de pesquisadores da UFPA a eventos científicos no País e no exterior. As inscrições já estão abertas e a primeira chamada, para eventos que ocorrem entre abril e agosto de 2014, recebe propostas até o dia 14 de março.

Segundo informa a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, entre as novidades do edital deste ano, estão o aumento dos recursos disponibilizados para o apoio e, portanto, das concessões, bem como a extensão do edital para cobrir eventos que ocorrerão no início de 2015.

Investimentos - Os recursos na ordem de R$ 120.000,00 deverão custear passagens aéreas internacionais em classe econômica e com tarifa promocional. Para eventos nacionais, os recursos são de R$ 80.000,00. Somente poderão receber o benefício docentes e técnico-administrativos da UFPA que não tenham sido contemplados na versão de 2013 do edital. “A elevação dos recursos para o Piapa teve o apoio decisivo do reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, com o objetivo de dar sustentação ao processo de internacionalização dos programas de pós-graduação da Universidade”, informou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho.

Do total desses recursos, 50% serão reservados para atender solicitações na primeira chamada, para eventos que ocorrem entre abril e agosto de 2014, com inscrições até 14 de março; e 50% destinado aos solicitantes da segunda chamada, para eventos a ocorrerem entre setembro de 2014 e março de 2015, cujas inscrições poderão ser feitas até 11 de julho de 2014. O resultado da primeira chamada deve ser divulgado no dia 25 de março de 2014 e o da segunda, em 31 de julho de 2014.

Inscrições - Para se inscrever, o candidato precisa estar atento aos prazos e regras do edital. Além de formulário de inscrição com modelo disponível no edital, o interessado deve apresentar à Propesp: cópia do resumo do trabalho a ser apresentado no evento, comprovante de submissão do trabalho para ser apresentado no evento, cópia de documento de divulgação ou de página do site do evento, cópia(s) de trabalho(s) científico(s) publicado(s) no ano de 2013, linkdo curriculum vitae disponível online na Plataforma Lattes do CNPq.

Edital Piapa 02/2014 Propesp-Fadesp
Inscrições:
>> Primeira chamada: até 14 de março de 2014
>> Segunda chamada: até 11 de julho de 2014
Mais informações no Edital ou no site da Propesp.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google