Página inicial » Notícias » UFPA oferece treinamento para ajudar usuário a navegar no Portal Capes

UFPA oferece treinamento para ajudar usuário a navegar no Portal Capes

Com o intuito de capacitar os usuários e permitir-lhes o pleno uso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propesp) promove, no dia 9 de abril, o “Treinamento Portal Capes”. A capacitação, realizada desde 2008, ocorrerá no Centro de Eventos Benedito Nunes e busca familiarizar os usuários com as potencialidades do portal e incentivar, cada vez mais, o uso dessa plataforma.

O portal disponibiliza inúmeras informações sobre pesquisas científicas e está à disposição dos acadêmicos, apesar de oferecer livre acesso, os usuários ainda sentem dificuldades para manusear as ferramentas. “Visualmente é meio confuso, mas depois de um tempo de uso você começa a achar as coisas com mais facilidade”, contou a estudante de Terapia Ocupacional, Janilce Ferreira, que começou a acessar o portal, visando futuras bolsas de estudo.

Metodologia - Para ajudar os usuários do Portal Capes, o curso contará com uma metodologia de ensino que agrega palestras de apresentação e exercícios práticos, compostos de temas como  "Acesso remoto", "Meu espaço", "Estratégias de busca", “Atualização e navegação nas bases de dados”, entre outras técnicas. “O treinamento é importante para transmitir conhecimento e ampliar a utilização do Portal de Periódicos da Capes como instrumento imprescindível para o desenvolvimento da pesquisa científica no Pará e na Amazônia”, pontua Amauri Gouveia Jr., responsável pela Diretoria de Capacitação/ Propesp/UFPA.

As orientações serão realizadas por help desk's da Região Norte, bibliotecários da Biblioteca Central da UFPA e representantes das bases de dados. Os help desk’s orientam sobre o funcionamento da plataforma, tais como navegação nas páginas, estratégia de busca, simples ou avançada, por título de periódico, por área de assunto; apresentam todos os recursos disponíveis, entre outras possibilidade de acesso.

Inscrições - O público-alvo da programação abriga discentes, docentes e técnico- administrativos da UFPA. Para participar, os interessados não precisam fazer inscrição prévia, porém aqueles que quiserem receber certificado de participação devem se inscrever no site da Propesp.

Texto: Amanda Campelo - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes