Página inicial » Notícias » Chamada Universal de 2014 tem o maior valor da história

Chamada Universal de 2014 tem o maior valor da história

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançam, nesta quarta-feira (30/04), a Chamada Universal 2014, no valor global de R$ 200 milhões.

O objetivo é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, em qualquer área do conhecimento. Do total de R$ 200 milhões que serão disponibilizados para o financiamento das propostas aprovadas, R$ 50 milhões são provenientes do CNPq e R$ 150 milhões oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Os recursos adicionais da chamada deste ano, em relação a 2013, no total de 30 milhões de reais, serão destinados aos projetos que concorrem à Faixa A, voltada a jovens pesquisadores.

O ministro Clélio Campolina se empenhou para ampliar o investimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, dada a relevância da Chamada Universal do CNPq para a manutenção dos alicerces da pesquisa nacional.

Os projetos deverão ser cadastrados na página do CNPq na internet, através da Plataforma Carlos Chagas, até o dia 16 de junho. A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer a partir de novembro e o início da contratação das propostas aprovadas, deve ocorrer a partir de dezembro. O prazo máximo para execução dos projetos será de 36 meses, exceto aqueles que contarem com prorrogação aprovada pelo CNPq.

A chamada prevê, ainda, a destinação mínima de 30% dos recursos para projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional.

O proponente poderá apresentar apenas um projeto em resposta à Chamada, escolhendo uma faixa que adapte-se ao seu perfil, não sendo permitida a implementação de novo auxílio a pesquisadores que ainda tenham projetos vigentes de outros Universais. Ocasionalmente, recursos não utilizados em uma das faixas poderão ser alocados para projetos das outras duas faixas disponíveis.

Confira o edital e o regulamento da chamada aqui.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq