Página inicial » Notícias » Pós-Graduação em Gestão Pública para servidores tem aula inaugural

Pós-Graduação em Gestão Pública para servidores tem aula inaugural

A mesa oficial de abertura e a Aula Inaugural da segunda turma do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) foram realizadas nesta terça-feira, 5, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). O programa é destinado a servidores técnico-administrativos municipais, estaduais e federais. Os alunos e professores do programa estiveram presentes para prestigiar sua Aula Inaugural ministrada pelo reitor da Instituição, professor Carlos Edilson de Almeida Maneschy.

Estiveram presentes à mesa de abertura o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professor Emmanuel Tourinho; professor Thiago Dias Costa, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) representando o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, João Cauby de Almeida Jr; professor doutor Leonardo Coelho de Souza, representando o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur Neves; professor Durbens Nascimento, diretor geral do NAEA; e a professora doutora Simaia das Mercês, coordenadora do PPGGP.

Linhas de pesquisa -  O Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Gestão Pública do NAEA oferta, atualmente, o curso de Mestrado Profissional de Gestão Pública para o Desenvolvimento e possui duas linhas de pesquisa, Gestão de Organizações Públicas e Gestão Pública Municipal. O objetivo e a abordagem do curso, segundo o Núcleo, são estabelecer equilíbrio entre a teoria acadêmica e a prática, com a finalidade de aplicar os projetos de pesquisa desenvolvidos durante o mestrado, no contexto específico da Administração Pública do Estado do Pará e da Amazônia. O curso tem a missão de qualificar os servidores e aprimorar a atuação destes profissionais nas instituições públicas.

Investimento social - O pró-reitor João Cauby justifica a relevância do curso como um serviço à sociedade. “Colaboradores precisam conhecer técnicas, procedimentos e teorias voltadas a solucionar problemas da área pública e apontar caminhos que contribuam para a gestão eficaz das políticas públicas que o Estado brasileiro edita. Ciente dessa realidade, da necessidade de contribuir para o aprimoramento de sua atuação e cumprimento da sua missão institucional, a UFPA oferece, atualmente, cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gestão Pública para seus servidores”, pontua.

altSegundo o pró-reitor Emmanuel Tourinho, a missão é preparar os profissionais para usar o conhecimento cientifico de ponta no desenvolvimento de soluções para os problemas que eles lidam no dia a dia. “Esse curso tem um significado muito importante. O Mestrado Profissional é parte de uma transformação que as universidades estão passando, que tem como objetivo fazer com que essa competência científica alcance aqueles setores da sociedade que precisam dominar esse conhecimento para resolver os seus problemas, esse é o principal objetivo. Tenho certeza que vai ser uma grande contribuição da nossa universidade”, disse.

Alunos - Lígia Garcia é servidora do Estado do Pará há mais de 10 anos e busca, no curso, a valorização e uma capacitação profissional. “Eu, na verdade, já trabalho com isso (gestão pública), inclusive faço parte de um projeto do Ministério da Saúde de implantação de gestão nas unidades do Estado, na área do SUS. Eu só fiz juntar a necessidade com a oportunidade. Embora eu já tenha experiência, eu sinto falta de alguns conhecimentos e teorias. Acrescentar uma titulação vai ser bom.”

alt“Como servidor, precisamos ter uma visão ampla do que é estar no serviço público. Exercer um cargo desse é uma responsabilidade muito grande. Se a gente não buscar melhorar e ter a visão acadêmica da Administração Pública, não podemos melhorar e buscar excelência na qualidade dos serviços prestados”, acrescenta Larissa Melo, servidora da UFPA e aluna do curso.

Curso – Atualmente, o curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública conta com duas turmas, sendo uma turma iniciada em outubro de 2012 e com previsão de término para novembro de 2014. A segunda turma iniciará as suas aulas no dia 8 de agosto de 2014 e terá dois anos de duração. Ela é composta por nove servidores da UFPA, dois servidores da UFRA e nove alunos externos. A primeira turma conta com o número de 20 alunos, sendo 13 servidores da UFPA e sete alunos externos e oriundos de outras organizações públicas, como: Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Hemopa, Assembleia Legislativa e outros.

Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação a UFPA
Fotos: Adolfo Lemos