Página inicial » Notícias » Curso Método Lógico para Redação Científica Internacional - 2015

Curso Método Lógico para Redação Científica Internacional - 2015

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação (Propesp), a 4ª edição do “Curso de Redação Científica Internacional”, nos dias 25 e 26 de maio. O curso aborda estratégias para elevar a qualidade da escrita científica,  contribuindo para a sua circulação em periódicos internacionais e para o seu impacto na comunidade científica.

O curso é voltado a docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse pela área de pesquisa. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site da Propesp, neste link.

O curso ocorre no Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Básico da UFPA, e tem, inicialmente, mil vagas disponíveis, sendo ministrado pelo professor Gilson Volpato, da Universidade Estadual Paulista (Unesp, Rio Claro).

O ministrante - O professor Gilson Volpato é pesquisador na área de Ciências Biológicas e durante alguns anos tem desenvolvido estudos sobre o que pode tornar a comunicação científica eficaz, além de investigar as dificuldades enfrentadas por brasileiros ao tentar submeter trabalhos a publicações internacionais. A abordagem do tema é feita por meio de análises de textos com pontos negativos, os quais trazem obstáculos para os autores produzirem publicações mais expressivas. Ao longo da análise de exemplos, são fornecidas dicas para solucionar os problemas apresentados, discutindo-se como devem ser elaborados os textos científicos que terão mais chance de ser aprovados em publicações.

O curso é parte de um conjunto de iniciativas da Propesp, voltado ao desenvolvimento da pesquisa na Universidade, tanto do ponto de vista de um envolvimento maior de docentes, técnicos e alunos com a atividade da pesquisa como de uma maior qualificação dessa atividade, o que se reflete no grau de internacionalização dos resultados.

Inscrições abertas para o Curso de Redação Científica Internacional 2015
Data de realização: 25 e 26 de maio
Inscrições estão sendo feitas por meio do site Propesp.

Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google