Página inicial » Notícias » Propesp reúne-se com novos doutores pesquisadores

Propesp reúne-se com novos doutores pesquisadores

Com o objetivo de prestar informações sobre o Programa de Apoio do Doutor Pesquisador – Pro-Doutor, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp/ UFPA) realizou uma reunião com os docentes contemplados no Edital 02/2015 – Pro-Doutor, na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório da SEGE, prédio da Reitoria, em Belém.

A reunião foi conduzida pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, e pela diretora de Pesquisa da Propesp, professora Germana Sales. De acordo com Emmanuel Tourinho, o ProDoutor tem importância estratégica para o desenvolvimento da pesquisa na UFPA, por isso, está recebendo atenção especial neste ano de 2015. “Temos a expectativa de que esse apoio estimule a formação de novos grupos de pesquisa e ajude a consolidar grupos já existentes, resultando no fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação na Universidade”, destacou o pró-reitor.

Entre os tópicos abordados na reunião, estavam as metas do ProDoutor, a participação dos contemplados na formação de graduandos em pesquisa e o planejamento para a atuação na pós-graduação stricto sensu. As bolsas de Iniciação Científica (IC) também estavam na pauta da reunião e os presentes foram informados sobre o calendário do Pibic, as possibilidades de obter novas bolsas, o Seminário de Iniciação Científica e o Programa Estágio PIBIC de Verão. Também foram fornecidas informações sobre a entrega de equipamentos e a aquisição de insumos para a pesquisa.

Graduação - O pró-reitor Emmanuel Tourinho enfatizou que o fortalecimento da pesquisa deve, também, contribuir para a formação na graduação, criando oportunidades para que os discentes entrem em contato e familiarizem-se com a lógica do trabalho científico e solicitou aos docentes que busquem alternativas para que isso ocorra de modo mais intenso.

ProDoutor – O programa é integralmente financiado pela própria UFPA e o Edital ProDoutor 02/2015 teve 82 solicitações aprovadas, sendo 51 do subprograma de Apoio ao Recém-Doutor (PARD) e 31 do subprograma de Apoio ao Doutor Recém-Contratado (PARC). Os contemplados no Edital 02/2015 foram docentes de oito campi da UFPA e 14 institutos e núcleos com sede no Campus de Belém. Todos terão direito a uma bolsa de Iniciação Científica e equipamentos ou insumos para a pesquisa a ser desenvolvida.

Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Notícia retirada do Portal da UFPA.