Página inicial » Notícias » Propesp lança edital para estágio Pibic de Verão

Propesp lança edital para estágio Pibic de Verão

A partir desta segunda-feira, 10 de agosto, bolsistas de Iniciação Científica da UFPA e seus orientadores poderão submeter propostas para a realização de Estágio Pibic de Verão nos períodos de recesso escolar, em 2016. O edital do programa foi lançado nesta quinta-feira, 6, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e está disponível aqui.

Treinamento adicional - O objetivo do EPV é oferecer ao discente um treinamento adicional de pesquisa, em intercâmbio com outros centros de investigação.  O estudante selecionado recebe passagens e ajuda de custo para frequentar, por 30 dias, um laboratório de instituição brasileira em outra unidade da federação, desenvolvendo um Plano de Trabalho, sob supervisão de pesquisador experiente e produtivo, interessado em estabelecer cooperação em pesquisa com grupos da UFPA. O Plano de Trabalho deve ter sido aprovado pelo supervisor na instituição de destino e o período do estágio deve coincidir com o recesso das atividades regulares do aluno na UFPA.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, o estágio é uma forma de reconhecer a dedicação do bolsista Pibic e a qualidade do trabalho desenvolvido pelo bolsista e por seu orientador. "É também uma oportunidade para interagir com grupos de outras instituições e adquirir a experiência de cooperação em pesquisa", complementa o pró-reitor.

Cerificado de destaque - Além da realização do estágio, todos os discentes selecionados receberão o Certificado de Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica na UFPA, em 2015. Em cada grande área de conhecimento, o bolsista com melhor avaliação poderá, ainda, ser indicado ao Prêmio Destaque Nacional na Iniciação Científica e Tecnológica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Envio de propostas - Para participar, os candidatos deverão submeter a proposta em formato impresso diretamente à Diretoria de Pesquisa da Propesp, contendo a seguinte documentação: formulário de inscrição; Curriculum vitae atualizado do discente bolsista (modelo CNPq-Lattes); Relatório Final do Plano de Trabalho executado no ciclo 2014-2015 do Pibic, com, no máximo, 20 páginas tamanho A4 e fonte tamanho 12; Histórico Escolar; Carta de recomendação do orientador, informando o perfil e a atuação do bolsista. Serão levados em conta a qualidade do Relatório Final do Plano de Trabalho executado no ciclo 2014-2015 do PIBIC; Curriculum vitae do discente (modelo Lattes-CNPq); e Histórico Escolar do discente.

O prazo para inscrições vai até o dia 29 de agosto. A avaliação das propostas acontecerá  até o dia 14 de setembro. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 14 de setembro durante a Cerimônia de Abertura do XXVI Seminário de Iniciação Científica da UFPA.

Para saber mais, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa da Propesp pelos telefones (91) 3201-7657 e 3201-7527 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Texto: Divulgação
Arte: Reprodução / Google