Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Propesp e Fadesp lançam edital para apoiar publicações
Início do conteúdo da página

Propesp e Fadesp lançam edital para apoiar publicações

Apoiar a publicação de artigos científicos nas melhores revistas de circulação internacional é o objetivo do Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ), mantido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prodesp) e pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). O edital 2013 do PAPQ foi lançado nesta quinta-feira, 28, e está disponível aqui.

Com os recursos do PAPQ, pesquisadores da UFPA (discentes, docentes e técnicos) podem cobrir despesas relacionadas à publicação de artigos científicos em revistas estrangeiras, incluindo taxas de publicação, tradução, revisão e confecção de figuras. As solicitações são atendidas por fluxo contínuo e devem ser encaminhadas à Diretoria de Pesquisa da Propesp.

Impacto - Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, divulgar os resultados das investigações nas melhores revistas científicas é essencial para os grupos de pesquisa. “A publicação em revistas internacionais de maior reconhecimento e impacto garante ao pesquisador o diálogo com uma comunidade científica mais ampla e qualificada, gerando muitos resultados positivos no médio prazo.” Os programas de pós-graduação também são favorecidos por essas publicações, pois esse dado pesa fortemente na sua avaliação. “Com o PAPQ, garantimos ao pesquisador o suporte financeiro para a publicação nas boas revistas, de modo que sua dedicação à pesquisa fica valorizada, ao mesmo tempo que contribui para o fortalecimento da pós-graduação”, acrescenta o pró-reitor.

Este ano, os recursos disponibilizados por meio do edital do PAPQ chegam a cento e oitenta mil reais, quase o dobro do previsto no ano anterior. “Aumentamos a destinação de recursos ao PAPQ porque o programa vem gerando o resultado esperado e contribuindo de modo efetivo para o avanço da pesquisa na UFPA. A cada ano, um número maior de pesquisadores busca esse apoio”, destaca o diretor executivo da Fadesp, professor Sinfrônio Brito.

Crescimento - Em 2012, 99 artigos científicos foram submetidos para publicação com o apoio do PAPQ. Para 2013, a expectativa é que essa demanda aumente substancialmente. “Estamos vivendo um bom momento da pesquisa científica e tecnológica na UFPA, com resultados cada vez mais expressivos. Nossos pesquisadores mostram-se cada vez mais motivados para dar visibilidade a seus trabalhos e para buscar novas colaborações no País e no exterior. Com a parceria da Fadesp, tem sido possível à Propesp estimular e apoiar essas iniciativas, a exemplo do que fazemos com o PAPQ”, completa o professor Emmanuel Tourinho.

Texto: Divulgação / Propesp
Foto: Reprodução / Google

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página