Página inicial » Notícias » Encontro da Academia Brasileira de Ciências começa nesta quinta

Encontro da Academia Brasileira de Ciências começa nesta quinta

O I Encontro Regional dos Membros Afiliados da Região Norte da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na Universidade Federal do Pará (UFPA) será realizado nesta quinta, 21, e sexta-feira, 22, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O encontro visa promover uma interação interdisciplinar entre os membros da ABC e a comunidade acadêmica.

A programação de abertura contará com a presença do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, do Vice-Presidente Norte da ABC, Roberto Dall’Agnol, e de membros afiliados da ABC/Norte. Quatro temas serão abordados. O debate sobre "Ciência, Integração e Desenvolvimento Regional" terá as participações do reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), José Seixas Lourenço, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, como palestrantes. A discussão sobre "Ética na Ciência" terá como palestrantes José Edison Ferreira e Milena Caldato. O tema "Produção Científica: Uma análise crítica", será ministrado por João Batista Corrêa da Silva e Pedro Walfir. A palestra sobre "Educação e Divulgação Científica" será realizada por Marcondes Lima da Costa e Jesus Cardoso Brabo.

Para o professor Emmanuel Tourinho, que também é Coordenador da Regional Norte do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, esta reunião da ABC em Belém, é uma oportunidade para aprofundar o debate sobre a ciência na Amazônia e estratégias para incluir esse tema na agenda da ABC, em particular, em sua interlocução com os governos e a sociedade. “Ainda é um grande desafio tornar a Amazônia uma prioridade nacional em matéria de ciência e tecnologia, e a ABC tem um papel fundamental nesse processo”, diz.

Região Amazônica - A Região Amazônica possui grande destaque nas ações da ABC, como explica o professor Luís Carlos Bassalo Crispino, membro da comissão organizadora do encontro. “Apenas para citar um exemplo, a ABC publicou em 2008 o documento ‘Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI - A necessidade de uma revolução científica e tecnológica’. Este documento apresenta uma proposta de desenvolvimento para a Amazônia. A partir de investimentos em Ciência e Tecnologia, é sugerida a implantação de um modelo sustentável para a Amazônia que ao mesmo tempo gere empregos, renda e inclusão social”, comenta o professor.

Membros ABC/Norte – O professor Luis Carlos Bassalo Crispino também explica que a categoria dos membros afiliados da ABC, criada em 2007, abrange os jovens cientistas indicados por região do Brasil para Membros da ABC, por cinco anos. Em 2007, foram também criadas seis vice-presidências regionais da ABC: Norte, Nordeste, Sul, Minas e Centro-Oeste, Rio de Janeiro e São Paulo. Cada vice-presidência ficou encarregada, entre outras funções, de indicar e empossar até cinco jovens pesquisadores promissores, radicados nas regiões relacionadas, para a categoria de Membro Afiliado. Essses cientistas são convidados a participar das atividades da Academia por um período de cinco anos, não renovável.

ABC – A Academia Brasileira de Ciências foi fundada e 1916 e é uma sociedade honorífica independente, não governamental e sem fins lucrativos. Seu caráter suprainstitucional, a diversidade de áreas e a excelência de seus membros qualificam-na para discutir e propor soluções para questões científicas e socioeconômicas que requeiram abordagem multidisciplinar.

Segundo o vice-presidente Norte da Associação de Membros Afiliados da ABC, professor Roberto Dall’Agnol, “uma atividade como essa é importante em razão do prestígio da Academia Brasileira de Ciências. O evento reunirá pessoas importantes da Região Norte com a comunidade científica e acadêmica”, explica.

Serviço:
Data: 21 e 22 de fevereiro de 2013
Local: Instituto de Ciências Biológicas da UFPA (ICB/UFPA)
Mais detalhes aqui.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA