Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Pesquisa da área de Geologia recebe Prêmio Capes de Tese
Início do conteúdo da página

Pesquisa da área de Geologia recebe Prêmio Capes de Tese

O Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará (PPGG/UFPA) recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Tese. A professora Gilmara Feio, orientada pelo professor Roberto Dall’Agnol, conquistou esta premiação com a Tese de Doutorado intitulada “Magmatismo granitoide Arqueano da área de Canaã dos Carajás: Implicações para a evolução crustal da Província Carajás”.

De acordo com o professor Roberto, esta premiação “é um estímulo pessoal para o reconhecimento do trabalho e nos ajuda a dar continuidade às pesquisas. Além de continuarmos neste Programa, que tem uma produção científica de alto nível e o trabalho reconhecido nacionalmente”. Já para a professora Gilmara, que ministra aulas na Faculdade de Geologia do Campus de Marabá, “o Prêmio também é um reconhecimento da qualidade científica de professores dos campi do interior da UFPA”.

Tese - A pesquisa procurou entender como se deu a evolução geológica arqueana, no período geológico de 3000 a 2730 milhões de anos, da Província Carajás, a partir do estudo de rochas aflorantes nos arredores do município de Canaã dos Carajás. Em outras palavras, permitiu compreender como os granitoides e os depósitos minerais foram gerados e quais as relações entre eles. A exemplo dos depósitos de Fe (S11D), Cu (Sossego), Ni (Vermelho) e Au, atualmente explorados pela Vale.

Premiação - O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com o objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

Segundo a professora Gilmara, no PPGG da UFPA, que possui conceito 6 da Capes, foram defendidas 19 teses de doutorado no ano de 2011, sendo que sua tese, orientada pelo professor Roberto Dall’Agnol, foi selecionada para concorrer ao prêmio em âmbito nacional na área de geociências.

“É importante salientar que a premiação não é exclusivamente minha, mas compartilho com meu orientador, professor Roberto Dall’Agnol, com os demais colaboradores (coautores) dos artigos científicos, bem como com o PPGG. A Tese contou com 3 artigos inéditos publicados em revistas internacionais qualis A1 e uma série de trabalhos apresentados em congressos científicos”, finaliza a professora Gilmara.

Texto – Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo / Pesquisa

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página