Página inicial » Notícias » Propesp anuncia o ganhador do Prêmio Professor Benedito Nunes 2012

Propesp anuncia o ganhador do Prêmio Professor Benedito Nunes 2012

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, e a professora Lilia Chaves, presidente da Comissão Julgadora Final do Prêmio Benedito Nunes, anunciaram, nesta quinta-feira, 29, que o premiado desta edição foi o professor Relivaldo Pinho de Oliveira, autor da tese Antropologia e Filosofia: Experiência e Estética na Literatura e no Cinema da Amazônia, orientada pelo prof. Ernani Pinheiro Chaves e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA.

A tese premiada oferece uma análise de três filmes e livros produzidos na Região Amazônica, observando como eles se relacionam com o contexto histórico-social, a partir de uma abordagem antropológica e filosófica. As obras analisadas pelo professor Relivaldo foram os livros Belém do Grão Pará, de Dalcídio Jurandir; O altar em chamas, de Paz Loureiro; Os Éguas, de Edyr Augusto; e os filmes Um Dia Qualquer, de Líbero Luxardo; Ver-o-Peso, de Januário Guedes, Peter Roland e Sônia Freitas; e Dias, de Fernando Segtowick.

Segundo a professora Lilia Chaves, a tese do professor Relivaldo foi premiada por trazer uma nova perspectiva, ao procurar, na literatura e no cinema da região, uma visão que une Antropologia e Filosofia, tecendo um panorama da história de Belém. “Acho que uma das coisas mais importantes foi a maneira como ele construiu a tese, como elaborou os capítulos, fugindo ao tradicional, criando algo novo. Relivaldo fez uma análise das obras de autores paraenses de diversas épocas, mostrando como esses artistas veem Belém e como é a vida realmente experimentada pelos personagens, fazendo um misto de vivência, experiência e estética. Ele inclui, portanto, a beleza da arte e a experiência vivenciada. Acho que ele inova nisso, em termos de dissertação”, afirma a professora.

A professora Lilia ressaltou, também, que foi muito difícil fazer a escolha da tese premiada, pois, entre os inscritos, “todos são excelentes trabalhos. Todas as teses são brilhantes, mas tínhamos que escolher uma. A tese premiada precisava de uma originalidade a mais, algo que ainda não tinha sido feito”. Nesta edição, seis teses concorreram ao Prêmio, sendo duas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), uma do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e três do Instituto de Letras e Comunicação (ILC).

Importância – O professor Relivaldo contou que está se sentindo “muito honrado e muito contente por ganhar este prêmio tão representativo. Na verdade, o sentimento maior é de honra mesmo. O Prêmio Benedito Nunes valoriza os trabalhos acadêmicos daqueles que estão cursando a pós-graduação na Universidade e daqueles que estão fazendo doutorado, finalizando as suas teses. Valoriza, também, a capacidade das pessoas e o nome da Universidade, premiando sempre os melhores trabalhos. Isso é fundamental”.

Prêmio – O Prêmio Professor Benedito Nunes acontece a cada dois anos e é dirigido a pesquisadores e aos Programas de Pós-Graduação do ILC, do ICA e do IFCH. O autor premiado receberá um certificado de premiação, uma quantia no valor de R$ 5.000 e terá a tese publicada pela Editora da UFPA (ed.ufpa). A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 20 de dezembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes. Na mesma ocasião, após a premiação, será lançado pela Editora da UFPA o livro com a tese premiada em 2010.

O professor Tourinho salientou que “o Prêmio tem a função de, primeiramente, homenagear o pensador, autor e professor da UFPA que deu uma contribuição diferenciada para a Instituição e para a cultura do Estado. A figura do professor Benedito Nunes é um estímulo para que cada pesquisador se dedique a buscar a excelência acadêmica, e o Prêmio Benedito Nunes funciona como um estímulo especial para os pesquisadores que estão nessa etapa de sua formação, o doutorado, para que eles busquem fazer um trabalho da melhor qualidade possível”.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira