Página inicial » Notícias » Reunião discute transferência de tecnologia da Índia para o Pará

Reunião discute transferência de tecnologia da Índia para o Pará

A Universidade Federal do Pará recebeu, nesta quarta-feira, 28, a visita de representantes da Empresa Magnus Gyan, especializada no desenvolvimento de tecnologias para o ensino e a experiência de atuação na Índia, em associação com o Institute of International Education. A visita ocorreu a convite do governo do Pará, como um primeiro contato em vislumbre da instalação de uma unidade do grupo na área do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). A reunião teve por objetivo discutir a possibilidade de parceria com grupos de pesquisa da UFPA na implantação de um polo de desenvolvimento de softwares e equipamentos educacionais.

Participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp), Emmanuel Tourinho, na ocasião, representando o reitor Carlos Maneschy; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará (Secti), Alex Bolonha Fiúza de Melo; o diretor Administrativo Financeiro do PCT Guamá, Márcio Roberto do Carmo Pereira; além de representantes da Magnus Gyan. Após esse primeiro contato, a meta é amadurecer as propostas de parceria discutidas, para que a intenção de cooperação se torne concreta.

“O objetivo da empresa é instalar, no Brasil e, possivelmente, no Pará, uma unidade para o desenvolvimento de tecnologias para o ensino presencial e a distância, adequadas às realidades nacional e regional. Esse processo inclui a cooperação com o ambiente acadêmico, articulando a pesquisa básica, a formação e a inovação”, explica o pró-reitor Emmanuel Tourinho. Na experiência de cooperação com o Institute of International Education na Índia, foram desenvolvidos um tablet softwares para aplicação em larga escala na educação de populações rurais. Algo semelhante deve ser desenvolvido no Brasil, segundo os representantes da empresa.

De acordo com Tourinho, uma parceria como essa é interessante para a Universidade, porque internaliza recursos para a pesquisa e gera oportunidades para a formação de alunos em ambientes tecnológicos de ponta. “Tal parceria também há de trazer resultados positivos para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Pará, uma vez que contribuirá para equacionar dificuldades com relação à educação na Amazônia, além de gerar oportunidades de emprego e renda”, conclui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandra Farah