Página inicial » Notícias » Professores orientadores podem enviar propostas ao PIBIC-EM

Professores orientadores podem enviar propostas ao PIBIC-EM

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), por meio da Diretoria de Pesquisa e Coordenadoria de Programas Institucionais, divulgou, nesta terça-feira, 13, o edital para a seleção de propostas referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio, que visa despertar o interesse da pesquisa científica em alunos de escolas públicas do Pará. O edital pode ser acessado aqui.

O Programa oferece uma bolsa no valor de R$100,00, durante 12 meses, a alunos do Ensino Médio que participem de projetos de formação em pesquisa. Podem submeter projetos ao edital, docentes orientadores do quadro permanente da UFPA, não podendo estar afastados ou licenciados integralmente da universidade até a data de implementação da bolsa. Os orientadores deverão, durante o desenvolvimento do programa de bolsas, fazer o acompanhamento dos bolsistas, encaminhando mensalmente, à Propesp, a frequência dos alunos.

Segundo o professor Emmanuel Tourinho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, “o PIBIC-EM cumpre uma função importante de estimular o interesse pela ciência antes do jovem entrar na universidade, preparando-o para a participação em projetos mais avançados durante seu curso de graduação”.

Escolas - Os bolsistas do Programa devem ser alunos matriculados em uma das escolas cadastradas na proposta aprovada pelo CNPq: Núcleo Pedagógico Integrado – NPI; Centro de Referência em Educação Ambiental – Escola Bosque; Prof. Eidorfe Moreira; Escola de Ensino Médio Alexandre Zacharias de Assumpção; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão de Igarapé-Mirim; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profa. Ruth Rosita Nazaré Gonzalez; e Centro Integrado de Formação Profissional de Cametá.

Inscrições – Para participar da seleção, os orientadores devem encaminhar, até as 17h do dia 7 de dezembro, ao Protocolo Central da UFPA, a versão impressa dos seguinte documentos: Formulário de Inscrição, anexados ao edital, Curriculum vitae lattes; plano de trabalho para os bolsistas (modelo: ); comprovante de participação em Grupo de Pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; Se houver, o comprovante de aprovação do projeto de pesquisa na UFPA e o comprovante de aprovação de projeto de pesquisa por agência de fomento.

A classificação preliminar será divulgada até o dia 4 de janeiro, quando poderão ser feitos pedidos de reconsideração das propostas. O resultado final será divulgado no dia 11 de janeiro.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA