Página inicial » Notícias » Fórum discute temas de interesse para programas de pós-graduação da UFPA

Fórum discute temas de interesse para programas de pós-graduação da UFPA

Coordenadores de programas de pós-graduação e dirigentes de unidades acadêmicas da UFPA participaram, nesta quarta-feira, 31, da reunião do Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento foi realizado na sala de reuniões da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (Sege).  O encontro tem o objetivo de compartilhar informações e discutir temas de interesse para os programas de pós-graduação da Universidade.

O Fórum foi coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa e Graduação (Propesp), professor Emmanuel Tourinho; pelo diretor de pesquisa, professor Antônio Carlos Vallinoto; e pelos novos diretores de capacitação, professor Amauri Gouveia Junior, e de Pós-graduação, professora Iracilda Sampaio.

De acordo com o professor Emmanuel Tourinho, “o destaque da reunião foi o planejamento para o ano de 2013, incluindo o programa de acompanhamento com consultores externos dos cursos de mestrado e doutorado, com vistas ao incremento de seus indicadores acadêmicos e científicos”.

Pautas – Entre os assuntos que foram discutidos, estão os editais do programa de Pró-Amazônia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Proinfra e do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT), o Programa de Atração e Fixação de Doutores na Amazônia, as bolsas da Capes e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), o recadastramento discente, o relatório Coleta 2013 ano base 2012 e o planejamento para o triênio 2013-2015. Também foi anunciado durante o debate, a aceitação de dois novos cursos pela Capes; o Doutorado em Letras e Linguística, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC); e o Mestrado Profissional em Análise Clínicas, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), todos com o conceito 4.

Segundo o pró-reitor, as reuniões são importantes, pois “contribuem para a interação e atuação conjunta de todas as esferas de gestão da UFPA envolvidas com a oferta de pós-graduação. Na reunião desta quarta-feira foram debatidas algumas ações para o ano de 2013 e serão prestadas informações sobre editais abertos para o apoio aos programas da UFPA.

Reunião do Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Local: sala de reuniões da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (Sege), no prédio da reitoria.
Data: 31 de outubro de 2012

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA