Página inicial » Notícias » RETIFICAÇÃO Nº 1 DO EDITAL N.º 13/2012 - PROPESP-UNIVERSITEC, DE 23 DE OUTUBRO DE 2012

inovatec

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec), torna pública a retificação Nº 1 do Edital Nº 13 - PROPESP_UNIVERSITEC, referente às propostas no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Inovação Tecnológica (Inovatec).  A seleção tem o objetivo de apoiar projetos de produtos e/ou processos tecnologicamente inovadores, nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Biotecnologia, Mineração e Tecnologias Sociais.

Inscrições - Poderão ser inscritos, até o dia 14 de novembro, projetos que envolvam tecnologia inovadora, com aplicabilidade comercial ou de interesse público, dentro das áreas de pesquisa, como: Biotecnologia, Educação, Energia, Mineração, Políticas Pùblicas, Saúde e Tecnologia da Informação.
A ação visa, também, divulgar para a comunidade acadêmica da UFPA a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), visando estimular o desenvolvimento tecnológico, a difusão e a aplicação do conhecimento produzido na UFPA, em benefício do desenvolvimento econômico e social na Região Amazônica.

A partir do lançamento deste primeiro Edital do Inovatec, a UFPA integra-se às atividades da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012. Serão selecionadas até 10 propostas devidamente classificadas pela pontuação obtida. Todas as propostas comercializáveis, desde que comprovadamente inéditas, serão registradas no INPI e participarão da Vitrine Tecnológica da UFPA.

Resultados - Para o coordenador da Universitec, Gabriel Oliveira, o Edital pretende atingir  dois resultados. O primeiro é inaugurar, na UFPA, uma agenda dedicada à discussão e promoção da inovação como conhecimento produzido na Academia para o mercado e outros setores da sociedade; o segundo resultado em vista é promover o reconhecimento e a valorização da produção acadêmica para além das atividades tipicamente extensionistas.

Por outro lado, o Edital, ao promover mais fortemente a proteção legal dos ativos intangíveis da Universidade, integra-se ao esforço institucional para diminuir a evasão desses preciosos ativos, esforço esse, cada vez mais, objeto de atenção especial nas maiores universidades do Brasil e do mundo.

Fortalecimento – O Inovatec complementa ações da Propesp e da Universitec voltadas ao fortalecimento de grupos de pesquisa dedicados à inovação tecnológica e à formação de recursos humanos para a inovação tecnológica na UFPA.

Texto: Hellen Lobato – Assessoia de Comunicação do Universitec