Página inicial » Notícias » Capes aprova doutorado interinstitucional em Relações Internacionais na UFPA

Capes aprova doutorado interinstitucional em Relações Internacionais na UFPA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados de mestrado e doutorado interinstitucionais aprovados em 2012. Entre as propostas qualificadas com mérito acadêmico, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade de Brasília (UnB) foram contempladas com o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Relações Internacionais, cujo edital de seleção está previsto para ser lançado em abril de 2013. A previsão é que sejam ofertadas 15 vagas, com prioridade para os docentes da UFPA, sem, contudo, excluir outras demandas.

A Federal Paraense será a Instituição de Ensino Superior (IES) receptora do doutorado, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPA, que possui conceito 3 na avaliação da Capes; enquanto a UnB atuará como a IES promotora do Dinter, por meio do Instituto de Relações Internacionais (IRI), que detém conceito 7 em tal avaliação. A proposta incluiu, ainda, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) como instituição consorciada, que também será beneficiada pelo curso.

Fortalecimento da área de Relações Internacionais - O objetivo do Projeto Dinter é criar e fortalecer a área de concentração em Relações Internacionais no PPGCP, proporcionando a formação de recursos humanos. Atualmente, há um grande interesse de profissionais da Região Amazônica em obter formação e qualificação na área, principalmente, por causa da possibilidade de aquisição de ferramentas teóricas e metodológicas avançadas e necessárias à produção de análises constantes nas linhas de pesquisa, sobretudo, em segurança internacional, estudos geopolíticos e processos de integração e governança regional, continental e global.

De acordo com o coordenador local do Dinter, professor Alberto Teixeira, do PPGCP, a oferta do Doutorado irá suprir, em parte, a necessidade de quadros qualificados de docentes e profissionais, capazes de compreender, analisar e oferecer alternativas que viabilizem o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, numa perspectiva sul-americana.

Conquista - “A recomendação da Capes é um reconhecimento do esforço coletivo, que mobilizou diversos atores na concepção e construção da proposta de ambas as instituições envolvidas. Particularmente, trata-se de uma conquista importante para a UFPA e para as universidades da Amazônia, pois se avança na discussão e formatação de agendas e intervenções decisivas, no âmbito da defesa nacional, das mudanças climáticas, dos conflitos transfronteiriços, sociobiodiversidade, cooperação internacional e outros temas relevantes. Portanto, é um momento de celebrar esse evento como marco emblemático no avanço das Relações Internacionais no Brasil e na Amazônia, ao lado de outras experiências tão bem-sucedidas”, destaca Alberto Teixeira.

Importância estratégica do curso –  De acordo com o professor, a Amazônia, como espaço moldado por forças exógenas e endógenas do capitalismo global, tem se projetado como palco relevante estratégico de emergentes e expansivas redes envolvendo Estados, grupos empresariais e organizações da sociedade civil, na perspectiva de modelagem de um desenvolvimento que promova a integração regional à dinâmica do capitalismo nacional e internacional.

“Diante dos processos crescentes e irreversíveis de interdependências globais (políticos, econômicos, ecológicos, militares, sociais, culturais, tecnológicos e comunicacionais) - que determinam fluxos germinativos do futuro (inovações, intercâmbios progressivos e padrões de governança multicêntrica), sobretudo numa região de fronteira (Amazônia) do conhecimento e do metabolismo do capital natural e social - a institucionalização da área de relações internacionais constitui aspecto de grande relevância nas ações da UFPA para as próximas décadas”, conclui o professor Alberto Teixeira.

Texto: Divulgação / PPGCP
Foto: Alexandre Moraes