Página inicial » Notícias » Inscrições prorrogadas para o programa de bolsas de estudo de Doutorado Pleno nos EUA

Estão abertas as inscrições para as bolsas de estudo de Doutorado Pleno nos Estados Unidos, do Programa Ciências Sem Fronteiras, no âmbito do acordo firmado pela CAPES e pelo CNPq com a Academic and Professional Programs for the Americas (Laspau). Os candidatos devem fazer as suas inscrições até o dia 28 de outubro, na Laspau, que, por sua vez, entrará em contato com as universidades americanas. A seleção final dos bolsistas será feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para se inscrever, clique aqui.

A bolsa do Doutorado Pleno tem a duração de até 48 meses. O auxílio concedido compreende recurso para a aquisição de passagens, bolsa de estudos, auxílio instalação e seguro saúde. A meta do Programa é de conceder 9.720 bolsas, até o ano de 2015. Para conferir os benefícios na tabela de valores da bolsa, clique aqui.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, explica que, neste programa, os alunos fazem o doutorado completo no exterior, diferente do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da Capes, no qual os alunos passam apenas uma temporada de estudos em outros países. O professor Tourinho afirma que “fazendo este curso de Doutorado Pleno nos Estados Unidos, o aluno tem a oportunidade de interagir com os melhores grupos de pesquisa estrangeiros e pode também contribuir para a cooperação com os de grupos de pesquisa da UFPA. O Doutorado torna-se um canal a mais para promover a cooperação entre as instituições brasileiras e as estrangeiras.”

Requisitos – Os candidatos devem ser brasileiros ou estrangeiros com visto permanente no Brasil; devem possuir diploma de bacharelado ou de mestrado; ter proficiência do idioma inglês, com resultado mínimo de 500 pontos na modalidade Paper Based Test ou 79-80 pontos na modalidade Internet Based Test of English as a Foreign Language (TOEFL) ou, no mínimo, 6 pontos do International English Language Test (IELTS). Os candidatos devem prestar o exameGraduate Record Examinations (GRE) e o exame TOEFL ou IELTS até o dia 28 de outubro, enviando a pontuação não oficial para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Devem, também, solicitar que o Educational Testing Service (ETC) envie os resultados oficiais do TOEFL e do GRE para a LASPAU. O código de acesso do ETS é 3492.

Inscrições – Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário de propostasonline. Devem estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes e apresentar o currículo do orientador no exterior, históricos escolares da graduação e do mestrado, plano de estudos em Português, com cronograma para o período total do curso, e previsão de pesquisa de campo, quando couber.

Laspau - A Academic and Professional Programs for the Americas é uma organização focada na capacitação institucional e desenvolvimento de recursos humanos, por meio da elaboração e do gerenciamento de programas de bolsas de estudos internacionais no nível de pós-graduação.

Para saber mais sobre o Doutorado Pleno, acesse aqui.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google