Página inicial » Notícias » Hospital Bettina garante pós-graduação a 23 profissionais

Hospital Bettina garante pós-graduação a 23 profissionais

Vinte e três profissionais - entre enfermeiros, fonoaudiólogos, oftalmologistas e otorrinolaringologistas - do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), estão matriculados no Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular, da UFPA. A iniciativa foi resultado de uma parceria, firmada entre o HUBFS e o Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade, e garante sete vagas para doutorado e 16 para mestrado.

Para a fonoaudióloga Cintia Yamaguchi, que está no doutorado, a Pós oferece ao profissional qualificação, que garante mais facilidade de lidar com paciente, pesquisa e gestão hospitalar. “A qualificação do doutorado vem para nos tornar melhores profissionais. A iniciativa foi boa, porque a gestão do Hospital tem visão de futuro ao formar os profissionais com pensamento científico em pesquisa, para que possamos semear, junto a outros profissionais que estão hoje no serviço e aos que ainda vão chegar. Sabemos como funciona a busca de artigos científicos internacionais e podemos trazer coisas boas para implementar aqui. Estamos no pré-projeto do doutorado e, como a linha de pesquisa é voltada para a melhoria no atendimento clínico, vai beneficiar os pacientes”, comemora.

Futuro - Segundo a professora da UFPA Iêda Guedes, assessora Científica do Bettina, a qual está à frente da iniciativa, a partir da capacitação dos 23 profissionais, a finalidade é propor um programa de pós-graduação do HUBFS. “Com a formação desses profissionais, vislumbramos a possibilidade de formar um corpo técnico capacitado, implementar nossa pós-graduação e atender mais pessoas. Agradecemos o acolhimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA, a qual fomentou a parceria entre o Bettina e o Programa de Pós-Graduação. Com a parceria, outras surgiram, e os professores que hoje orientam os alunos de mestrado e doutorado vão nos ajudar a construir a pós-graduação do Bettina, voltada para a área clínica ou multiprofissional”, afirma.

O diretor geral do HUBFS, o médico e sociólogo Paulo Amorim, destaca que a atual gestão busca a excelência, e a pós-graduação tem papel importante para tornar o Bettina sustentável, além de consolidá-lo como hospital de ensino. “Esses são nossos focos principais, e, dentro deste prisma, a qualificação dos servidores do HUBFS mostra, claramente, essa vontade. Portanto, são metas e não mediremos esforços para interagirmos com as esferas superiores. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPA, na pessoa do professor Emanuel Tourinho, tem se mostrado sensível à implementação da pós-graduação do Hospital, tanto no sentido lato sensu- por enquanto representado pelas residências médicas -  quanto no strictu sensu, por meio de mestrado e doutorado, ministrado por quadro próprio”, agradece.

Núcleo - Para garantir a pós-graduação no HUBFS, é imprescindível a formação de um Núcleo de Pesquisa, maior objetivo da Assessoria Científica. “O Núcleo, unidade capaz de comportar a pós, está em fase embrionária e sendo desenhado na Coordenação Acadêmica e no Núcleo de Planejamento do Hospital. Nossa principal finalidade é construir a pós-graduação; investir em pesquisa e formação, gerando projetos de pesquisa; captar o fomento e investir em assistência”, diz a professora Iêda Guedes."

“Hoje, é muito difícil o Hospital Universitário sobreviver  somente com recursos do Sistema Único de Saúde. Com a possibilidade de novas fontes de recursos, via projetos de pesquisa, poderemos oferecer serviço, cada vez melhor, à população. Já nomeamos a Câmara de Pesquisa, que vai avaliar os projetos de pesquisa antes de serem encaminhados à Propesp e aos órgãos de fomento, garantindo qualidade dos projetos e maior captação de recurso. Além disso, trilhamos esse caminho por meio de outras ações, como a realização de congresso, seminário e cursos de capacitação”, afirma a professora.

Texto e foto: Cleide Magalhães - Ascom/HUBFS/UFPA.