Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Propesp e Fadesp divulgam resultado do edital de apoio à cooperação internacional
Início do conteúdo da página

Propesp e Fadesp divulgam resultado do edital de apoio à cooperação internacional

Pesquisadores da UFPA receberão apoio para elaborar novos projetos de pesquisa em colaboração com grupos de instituições estrangeiras. As reuniões de trabalho para a preparação dos projetos serão financiadas pelo Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), no Subprograma Cooperação Internacional. O resultado da avaliação das propostas submetidas ao Edital 11/2012 – Propesp/Fadesp foi divulgado nesta sexta-feira, 18. Confira aqui.

O PACI é mantido por meio de uma parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Com as novas cooperações, os programas de pós-graduação da UFPA têm a oportunidade de avançar na internacionalização da pesquisa e da produção científica.

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, a motivação dos pesquisadores da Universidade para fazer pesquisa de alta qualidade, com inserção internacional, é cada vez maior. "A qualidade das propostas apresentadas no Edital 2012 do PACI foi a melhor até agora e mostra um amadurecimento das iniciativas de nossos pesquisadores, que estão interessados em encontrar interlocutores e colaboradores com experiência e reconhecida liderança em suas áreas de atuação."

Intercâmbio de conhecimentos - As propostas aprovadas compreendem a cooperação com grupos de dez países diferentes, incluindo Alemanha, Austrália, Canadá (duas propostas), Chile, China, Espanha, EUA (três propostas), França, Grã-Bretanha, Portugal (quatro propostas). Para o diretor da Fadesp, Sinfrônio Brito, esse intercâmbio de conhecimentos é fundamental para colocar a Amazônia em destaque no cenário mundial. "Pelo fato de a UFPA ser a maior instituição do trópico úmido, a colaboração da Fadesp em apoiar programas de inserção internacional é de suma importância", sintetizou.

Quinze programas de pós-graduação da UFPA serão beneficiados com o apoio do PACI: Biologia Ambiental, Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários, Biotecnologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Farmacêuticas, Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Física, Genética, Linguagens e Saberes na Amazônia, Oncologia e Ciências Médicas.

Os pesquisadores contemplados deverão realizar as reuniões de trabalho para a elaboração dos projetos até 15 de dezembro de 2012. Após essa data, terão o prazo de 12 meses para submeter os projetos de pesquisa a agências de fomento brasileiras ou estrangeiras, a fim de obter o financiamento necessário à sua execução.

Para mais informações, acesse o edital do PACI 2012.

Texto: Divulgação Propesp, com informações da Assessoria de Comunicação da Fadesp.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página