Página inicial » Notícias » UFPA reajusta valor das bolsas de Iniciação Científica

UFPA reajusta valor das bolsas de Iniciação Científica

A partir de 1º de julho de 2012, o valor das bolsas de Iniciação Científica, concedidas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), será de R$ 400,00 (quatrocentos reais).  O reajuste foi determinado pelo reitor Carlos Maneschy,  que ressaltou a importância para a Instituição da valorização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). “O PIBIC é essencial para a política de fortalecimento da pesquisa na UFPA. É necessário que o aluno de graduação se sinta motivado para a atividade de pesquisa, desenvolvendo projetos que poderão enriquecer sua formação e prepará-lo para uma possível carreira científica.”

O reajuste alcança os vários subprogramas do PIBIC, financiados pela UFPA: PIBIC-UFPA, PIBIC-Interior, PIBIC-PARD, PIBIC-PARC E PIBIC-AF/UFPA. Ele acompanha o reajuste anunciado pelo CNPq para as suas bolsas (PIBIC-CNPQ, PIBIC-AF/CNPq e PIBITI).

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, “a UFPA tem investido no avanço da Iniciação Científica, aumentando o número de bolsas e melhorando o controle sobre a qualidade do trabalho desenvolvido pelos orientadores e alunos. Ao mesmo tempo, tem procurado oferecer melhores condições para o trabalho de pesquisa, e isso inclui a atualização periódica do valor das bolsas.”

Atualmente, cerca de mil discentes de graduação participam do Programa de Iniciação Científica na UFPA, com bolsas da própria Instituição, do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).

Texto: Divulgação / Propesp
Foto: Alexandre Moraes