Página inicial » Notícias » Revista on-line produzida na UFPA integra ranking da Capes

Revista on-line produzida na UFPA integra ranking da Capes

“Interdisciplinaridade, diálogo e diversidade, visando dar visibilidade ao avanço da comunicação científica da Psicologia produzida na Região Amazônica”.  Este é um dos princípios que norteiam a missão da Revista do Nufen, do Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), uma publicação on-line que visa à divulgação da produção do conhecimento de pesquisadores, nas áreas da Psicologia e Terapia Ocupacional.  Em 2012, a Revista recebeu o conceito B4, atribuído pela comissão de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A certificação, de amplitude nacional, denota o reconhecimento de um trabalho consistente da equipe que produz o periódico.

Revista on-line do Nufen - A revista eletrônica, que tem publicação semestral e está alojada no site do Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (Pepsic), congrega artigos e produção científica, orientados por referenciais fenomenológicos existenciais, nos campos da Psicologia Clínica, Saúde e Social, e em áreas afins, como a Filosofia da Linguagem e a Terapia Ocupacional.

A professora  Adelma Pimentel, coordenadora do Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (Nufen) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA, é a editora geral da Revista on-line. Ela conta que a certificação da Capes é fruto de um trabalho de vários anos. “Esse é um reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito desde 2002 e começou com professores do antigo Departamento de Psicologia Clinica da UFPA. A Revista iniciou suas atividades em uma versão impressa, e nós a tornamos uma mídia eletrônica em 2009, que é uma ação incentivada pela Capes para publicação de artigos científicos, atualmente”, explica Adelma.

A professora enfatiza que a publicação on-line é a única ranqueada e qualificada da Região Norte, no campo da Psicologia, e que tal fato irá contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento da ciência psicológica no Brasil. “Essa é, sem dúvida, a grande riqueza do nosso trabalho com a Revista”, afirma Adelma.

Certificação da Capes - A Capes classifica os periódicos em estratos indicativos de qualidade. O A1 e o A2 são notas de nível internacional; B1, B2, B3, B4, B5, nível nacional e C, para nível regional. A Revista do NUFEN obteve o conceito B4. “O fato da nossa publicação estar inserida no Portal do Pepsic - que aceita apenas revistas on-line, as quais estejam indexadas nas bases Latindex , uma base de indexação internacional - foi preponderante para alcançarmos este resultado expressivo”, disse Adelma.  Latindex é um Sistema de Informação sobre as revistas de investigação científica, técnico-profissionais e de divulgação científica e cultural, as quais são editadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

A mestre e professora substituta da Faculdade de Psicologia da UFPA e integrante do Nufen, Kamilly Vale, também destacou a importância da certificação da Capes ter sido dada a uma revista  de Psicologia produzida na UFPA. “Trabalhamos com a fenomenologia e abordagem gestáltica, uma área que se desenvolve, gradativamente, na Instituição. A partir do momento em que a Revista do Nufen obteve esse destaque nacional, isso é um grande ganho para a área, sem contar que nossa alegria, também, está no fato de ser uma revista produzida por nós, aqui, da UFPA.”, afirmou.

Equipe - O corpo editorial da Revista do Nufen  é composto pela professora Adelma do Socorro Gonçalves Pimentel, da Universidade Federal do Pará (UFPA), editora geral; Lucivaldo da Silva Araújo, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), editor adjunto. Na comissão editorial, estão Adriano Furtado Holanda, Universidade Federal do Paraná (UFPR); Carlos Alberto Maciel, da UFPA; Daniela Ribeiro Schneider, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Zagury Tourinho, da UFPA; Flávia Cristina Silveira Lemos, da UFPA; Ingrid Bergma da Silva Oliveira, da UEPA; Jorge Dorfman Knijnik, da University of Western Sydney (UWS); Luzia Iara Pfeifer, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP); Marília Ancona Lopez, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc); Maria Angela D'incao, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente; Nelson José de Souza Júnior, da UFPA; Paula Silva, da Faculdade de Desportos Universidade do Porto/ Portugal (Fadeup); Regina Brito, do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, da UFPA; Virginia Moreira, da Universidade de Fortaleza (Unifor); Vítor Franco, da Universidade de Évora, Portugal (UE); William Barbosa Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Dorotéa Albuquerque de Cristo, da UFPA.

Clique aqui para conhecer a Revista on-line do Nufen, no Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC).

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes