Página inicial » Notícias » Mais de 3.800 calouros farão prova de seleção para programa que visa à formação científica

No próximo domingo, 29, 3.816 calouros da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizarão a prova do Processo Seletivo às bolsas do Programa Jovens Talentos para a Ciência. A iniciativa é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), e visa à formação científica dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento.

A prova será realizada às 13h (horário oficial de Brasília), em todo o Brasil, com duração de 4 horas e 30 minutos. O candidato poderá consultar o seu local na página do JTC. Há uma opção na página, à direita, com o título "Participante, Confira aqui seu local de prova". O aluno deve clicar nesse link e, em seguida, inserir o número do CPF para ter acesso à informação sobre o local, bem como para confirmar se a sua inscrição foi realizada.

O resultado da seleção será divulgado no mês de julho e o participante poderá ver seu desempenho nos sites da CAPES e do CNPq.

Para realizar a prova, o candidato deverá apresentar documento de identidade original, com foto, utilizar caneta esferográfica preta, feita de material transparente, e prestar bastante atenção no seu Cartão-Resposta. Confira as demais instruções para o processo seletivo clicando aqui.

A prova será realizada apenas no campus da UFPA, em Belém , mas os candidatos dos campi do interior contarão com apoio para o deslocamento até a capital. Para informações sobre esse apoio, os alunos devem entrar em contato com a Coordenação do Programa em seu curso, com a Coordenação do campus ou diretamente com a Propesp.

Preparação – As seis mil bolsas de estudo ofertadas, no valor de R$ 360 por mês cada uma, foram divididas entre as universidades participantes, em todo o Brasil, de acordo com o número de inscritos de cada uma. A intenção é, após os 12 meses de vigência da bolsa, que esses candidatos estejam preparados para ser bolsistas de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) ou do Programa Ciência sem Fronteiras.

Segundo o  pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho,coordenador do Jovens Talentos para a Ciência na UFPA, “o bolsista do Programa terá uma formação científica complementar desde o primeiro ano de curso, podendo, no futuro, ser selecionado para passar um ano em uma instituição estrangeira, pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Estaremos, portanto, valorizando a vocação científica dos alunos e preparando-os do melhor modo para uma carreira sintonizada com os avanços científicos do nosso tempo”.

Mais orientações sobre o proceso seletivo do Programa Jovens Talentos para a Ciência estão disponíveis aqui.

Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA