Página inicial » Notícias » UFPA lança edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

UFPA lança edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de lançar o Edital para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic). O objetivo é apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa, por meio da concessão de Bolsas de Iniciação Científica para graduandos que estão sob orientação de docentes e técnicos, coordenadores ou participantes de projeto de pesquisa. Para acessá-lo, clique aqui.

Requisitos - Para o orientador se candidatar ao Edital, entre outras exigências, é necessário ser docente ou técnico da UFPA; possuir experiência compatível com a função de orientador e ser pesquisador, com o título de doutor ou mestre, o qual possua produção científica, tecnológica ou artístico-cultural nos últimos cinco anos, (2007 a 2011), divulgada em periódicos, livros, anais de eventos ou em outros veículos de comunicação da sua área de atuação.

A documentação necessária para se inscrever ao Edital inclui: Ficha de inscrição, preenchida pelo orientador; Plano de trabalho para o bolsista (modelo disponível no site da Propesp); Planilha de pontuação (anexa ao Edital), preenchida pelo orientador, com dados de suas atividades nos últimos cinco anos; e Curriculum vitae, modelo CNPq-Lattes. As inscrições devem ser feitas eletronicamente pelo endereço www.pibic.ufpa.br.

Calendário – O prazo para inscrever os projetos e submetê-los ao Edital começa no dia 23 de abril e vai até 11 de maio de 2012. As propostas serão analisadas no período de 14 a 31 de maio. O resultado final será divulgado após o julgamento dos pedidos de reconsideração e a confirmação das cotas de bolsas do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa). As bolsas serão implementadas a partir de agosto de 2012, de acordo com o calendário estabelecido pela Propesp, disponível em seu site.

Retrospecto - O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, diz que “O Pibic cresceu bastante nos últimos três anos e, hoje, compreende dez subprogramas, que são o Pibic/UFPA, Pibic Campi do Interior/UFPA, Pibic/CNPq, Pibic/Fapespa, Pibic/Pard, Pibic/Parc, Pibic-AF/UFPA, Pibic-AF/CNPq, Pibic-EM/CNPq e Pibiti/CNPq”. “Com os vários subprogramas, estabelecemos novas parcerias - incluindo a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que participa do Pibic-AF/UFPA)- e ultrapassamos a marca de mil bolsistas na graduação, além de outras oitenta no ensino médio”, diz ele.

O pró-reitor diz, ainda, que a intenção é procurar elevar, cada vez mais, a qualidade do Programa. “Estabelecemos um novo modelo de avaliação anual dos bolsistas, oferecemos treinamentos para uso do Portal de Periódicos Capes, estimulamos os alunos a produzirem artigos científicos, como produto de seus planos de trabalho, e interiorizamos o Seminário de Iniciação Científica”, avalia Emmanuel Tourinho.

Segundo o pró-reitor, nos dois últimos anos, alunos do Pibic da UFPA foram premiados nacionalmente. “Em 2011, o aluno Marcus Vinicius Costa Silva ganhou o primeiro lugar nacional na área de Engenharias, Ciências Exatas e Ciências da Terra, do Prêmio Destaque da Iniciação Científica do CNPq” exemplifica.

Mais bolsas - No Edital lançado, agora, que compreende sete dos subprogramas do Pibic - estão de fora o Pibic/Pard, o Pibic/Parc e o Pibic-EM, que terão editais próprios -, foi aumentado o número de bolsas da UFPA, tanto para a demanda geral como para a demanda específica dos campi do interior. “E para dar suporte ao crescimento da pesquisa no interior, vamos também levar o treinamento para uso do Portal de Periódicos aos diversos campi, em parceria com a Proeg e com a Biblioteca Central da UFPA”, ressalta o pró-reitor.

Sobre a importância acadêmica da inserção de alunos na pesquisa desde o primeiro contato com a Universidade, o pró-reitor afirma que o conhecimento técnico-científico está, permanentemente, avançando e que o contato com a pesquisa contribui para dar ao aluno a noção do limite e da provisoriedade do conhecimento, atualmente disponível. Segundo Emmanuel Tourinho, esta inserção também prepara o discente para acompanhar a produção de conhecimento novo em sua área de atuação, para manter-se permanentemente atualizado. “Isso tudo em um contexto em que o aluno experimenta a condição de protagonista da ciência, vivendo, por dentro, os processos que levam à elaboração e à validação de conhecimento novo”, conclui o pró-reitor.

Serviço:

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Piapa)
Para saber mais informações, clique aqui e acesse o Edital.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Alexandre Moraes