Página inicial » Notícias » UFPA publica edital para Auxílios Emergenciais de Apoio à Inclusão Digital

UFPA publica edital para Auxílios Emergenciais de Apoio à Inclusão Digital

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) publica nesta sexta-feira, 31 julho de 2020, o Edital nº 06/2020/SAEST/UFPA, que regulamenta o processo seletivo para candidatos (as) aos AUXÍLIOS EMERGENCIAIS DE APOIO À INCLUSÃO DIGITAL, destinadoa discentes de cursos presenciais de educação básica, graduação e pós-graduação stricto sensu, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O objetivo é permitir o acesso a equipamentos e tecnologias aos discentes para a garantia da inclusão, em possível oferta de atividades acadêmicas de ensino remoto emergencial, em razão dos impedimentos de atividades presenciais na Universidade causados pela pandemia da Covid-19.

Serão 2 (duas) MODALIDADES de apoio ofertadas:

Modalidade I, constituída pelo fornecimento de pacotes de dados móveis de Serviço Móvel Pessoal, nos termos do programa do Ministério da Educação (MEC) e Rede Nacional de Pesquisa (RNP), durante o período da pandemia da COVID-19;

Modalidade II, constituída pela concessão de auxílio financeiro (Auxílio TIC/2020), em parcela única, para aquisição de equipamento (notebook, desktop, all-in-one ou tablet) que possibilite o acesso à internet.

Quem participa- Será considerado (a) apto (a) a participar do processo seletivo, nas Modalidades I e II, o (a) candidato (a) que preencher cumulativamente as seguintes condições:

Estar regularmente matriculado em curso presencial que esteja promovendo atividade curricular remota emergencial;

Ter renda familiar bruta de até 1,5 (um salário mínimo e meio) per capita;

Estará dispensado da comprovação de renda familiar o (a) candidato (a) que já constar do cadastro de vulnerabilidade socioeconômica da SAEST, ou que comprovar ter ingressado na UFPA por meio da cota ESCOLA/RENDA.

Discentes que não constam do cadastro de vulnerabilidade socioeconômica da SAEST, que não ingressaram na UFPA por meio da cota ESCOLA/RENDA e que, ainda assim, possuam renda familiar bruta de até 1,5 (um salário mínimo e meio) per capita deverão comprovar a renda familiar caso sejam selecionados para atendimento.

Inscrição: O período de inscrição será de 9:00h do dia 03 agosto até as 14:00h de 14 de agosto de 2020.

Como realizar inscrição:  Para realizar a inscrição deve-se acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) no endereço eletrônico http://www.sigaest.ufpa.br/sigaest/inicial.php

Os discentes que já estão cadastrados no SIGAEST deverão acessar o sistema com sua matrícula e CPF e clicar no link:  “INCLUSÃO DIGITAL”, manifestando seu interesse pela (s) modalidade (s) de auxílio (s) pretendida (as). Posteriormente os discentes devem atualizar seus dados cadastrais, com especial atenção ao endereço de e-mail e ao número de telefone no qual deverá ser instalado o pacote de dados móveis para a inclusão digital, quando for o caso.

Os discentes não cadastrados no SIGAEST deverão acessar o Sistema no endereço eletrônico http://www.sigaest.ufpa.br/ e clicar em “AINDA NÃO POSSUI CADASTRO? CLIQUE AQUI” e preencher todos os dados solicitados. Ao acessar o sistema deve clicar em INCLUSÃO DIGITAL, manifestando seu interesse pela (s) modalidade (s) de auxílio (s) pretendida (s). Posteriormente os discentes devem preencher de forma COMPLETA o Questionário Socioeconômico.

NÃO SERÁ ASSISTIDO (A) POR ESTE EDITAL, O (A) CANDIDATA (A):

De curso a distância, curso de graduação autofinanciado e outros de mesma natureza; Que tiver integralizado ou concluído o curso de graduação em data anterior ao pagamento do auxílio; Ou que já tenha concluído um curso de graduação ou pós-graduação;

Na Modalidade II (Auxílio TIC/2020), o (a) discente participante em outras edições de editais do Auxílio Kit Acadêmico, já beneficiado (a) com aquisição de equipamentos de informática, como notebook, computador desktop e tablet ou Pessoa com Deficiência - PcD que já tenha sido contemplado por meio da Instrução Normativa do Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva, em anos anteriores, com equipamentos de TIC como notebook, computador desktop e tablet;

Os discentes PcD que forem contemplados com equipamentos do Auxílio TIC/2020 para inclusão digital não poderão solicitar os mesmos equipamentos no Plano Orçamentário da Instrução Normativa do Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva/2020.

Acesse DO CRONOGRAMA

Recomendação- Para conhecimento total das exigências para participação no processo seletivo 06/2020/UFPA/SAEST, recomenda-se que o (a) candidato (a) leia a íntegra do Edital, principalmente, no que concerne aos critérios de pontuação, habilitação, à prestação de contas, obrigações, cancelamento e disposições finais.

Serviço: Inscrição para Auxílio Emergenciais de Apoio à Inclusão Digital

Período: 03 a 14 de agosto de 2020

Informações:  E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

WhatsApp: (91) 98333 -2895