Página inicial » Notícias » XXIX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

XXIX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

“Morre jovem o que os Deuses amam, é um preceito da sabedoria antiga”. Foi essa a frase inicial de Fernando Pessoa diante da perda do amigo, também poeta, Mario de Sá-Carneiro. Remete-nos as palavras do poeta para homenagear o Professor Horácio Schneider. Gênio no ofício, sensível nas palavras com que elaborava seus discursos, silencioso e sábio em demais ocasiões, Horácio Schneider foi um homem como poucos, com existência que se assemelha aos heróis, coube-lhe por sorte ter uma luz que o distinguia. Talvez porque “os Deuses são amigos de heróis” e “só ao génio, porém, é que verdadeiramente amam”, como definiu Pessoa e, por isso, eles o eternizaram, tirando-lhe qualquer sofrimento e tornando-o sublime e inesquecível em sua Grandeza. Seguindo os versos do poeta predileto do nosso amigo Horácio, lemos:

Inscrições - As inscrições para a participação dos alunos como ouvintes nas palestras e sessões estão abertas, e ficarão disponíveis durante todo o evento. Os interessados devem acessar a página do evento http://semináriopibic.ufpa.br, fazer o cadastro de sua participação e imprimir o código de barras da inscrição. Para receber o certificado de participação, a Diretora de Pesquisa da PROPESP ressalta que é importante a presença do aluno ouvinte na Conferência de Abertura do Seminário.

Resultado do Prêmio Pibic – Durante a cerimônia de abertura do seminário, haverá a premiação de trabalhos científicos realizados no período de 2017 a 2018. Os alunos indicados ao Prêmio PIBIC Verão (EPV) terão a oportunidade de passar um mês em uma instituição de excelência em pesquisa no Brasil. Este ano, serão contemplados trinta e dois alunos, doze de cada uma das três grandes áreas de conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Os discentes selecionados também receberão o Certificado de Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica na UFPA em 2018. Em cada grande área de conhecimento, um bolsista PIBIC/CNPq e um bolsista PIBITI serão selecionados para concorrer ao Prêmio Destaque Nacional na Iniciação Científica e Tecnológica.

Palestras – Os participantes podem se inscrever nas palestras disponibilizadas no site http://seminariopibic.ufpa.br/:

"A medicalização da existência na contemporaneidade", proferida pelo Prof. Dr. Fábio Malcher Martins de Oliveira - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Hora: 15:30h

Local: Espaço de Ensino Mirante do Rio

"Antioxidantes e canabinóides como controladores da função sináptica nos circuitos neurogliais", proferida pelo Prof. Dr. Ricardo Augusto de Melo Reis – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Hora: 09:30h

Local: Espaço de Ensino Mirante do Rio

Conferência de abertura – Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar da conferência de abertura do I SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – SIEPE, que traz, este ano, o tema “Mudanças Climáticas e do Uso da Terra na Amazônia Brasileira”, a ser proferida pelo pesquisador Philip Fearnside. A conferência começa após a mesa de abertura, que será às 16h00, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Belém. “O Dr. Fearnside é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), tem vasta bibliografia publicada, a qual inclui estudos que contribuem para a ampliação do conhecimento sobre as queimadas, a capacidade de suporte humano em áreas de colonização, o ritmo, causas e impactos ambientais de desmatamento na Amazônia; para o desenvolvimento de técnicas de manejo sustentável da natureza, e para a renovação das metodologias de avaliação das emissões de gases estufa, entre outros tópicos”, explicou o Prof. Rômulo Angélica, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.