Página inicial » Notícias » Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA lança a Revista Arteriais no formato impresso

Na próxima quinta-feira, dia 19/10, às 19hs, haverá lançamento da edição impressa da Revista Arteriais, revista de arte contemporânea do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPa. É um projeto concebido pelo PPGARTES e tem, hoje, em seu comitê editorial os professores doutores Ana Flávia Mendes, Bene Martins e Orlando Maneschy. Conta ainda com os discentes Keyla Sobral e Beno Filo como editores responsáveis e seu conselho editorial traz pesquisadores de relevância nas Artes Visuais, Cênicas e Musicais, como pode ser visto na própria revista. Cabe destacar que Arteriais é a primeira revista acadêmica em artes da região amazônica cadastrada na plataforma Periódicos.

A Revistas Arteriais teve seu início em 2015, apenas em plataforma on-line, e com o patrocínio da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) através do Programa de Estímulo às Artes Visuais, e o apoio fundamental da Associação dos Amigos do Museu da UFPa, ela pôde ter sua versão impressa. "A Arteriais nasce como fruto de um processo reunindo saberes e expressões, resultado de pesquisas acadêmicas, bem como de experiências estéticas, congregando múltiplas manifestações do campo artístico. Este apoio da FUNARTE revela a confiança na revista, bem como o papel da FUNARTE enquanto instituição fundamental para o país", afirma Maneschy.

Com o intuito de ser esse espaço de circulação do conhecimento, nesta primeira edição, tem participações importantes como: André Parente, Pablo Lafuente, Marisa Mokarzel, Cristina Freire, Marcos Cohen, Keyla Sobral, Cristina Tourinho, Paulo Castagna, Robin Wright entre outros. São inúmeras as abordagens presentes nas múltiplas linguagens que a revista aborda, ampliando o campo científico no grande campo que é as artes.

Além de artigos de pesquisadores e estudantes de pós-graduação, a revista apresenta uma particularidade de trazer partitura de peça musical, portfólio de artes visuais, bem como entrevista em alguns números. É o entendimento de que o conhecimento em artes se manifesta de distintas formas. "Ao constituir espaço para a circulação do conhecimento, Arteriais se propõe a estabelecer um território de difusão de informações do que está sendo produzido e refletido na atualidade, sem deixar de lado a história e suas perspectivas", afirma a Prof. Dra Lia Braga, co-editora responsável por este primeiro número impresso.

"A Arteriais é reflexo deste tempo em que vivemos, fluído, e com atravessamentos de todas as linguagens, inaugurando um território do diálogo sobre as artes", finaliza o Professor Maneschy.

Serviço: LANÇAMENTO REVISTA ARTERIAIS N01 (IMPRESSA)
DATA: 19/10 (QUINTA-FEIRA)
LOCAL: MUSEU DA UFPA, AVENIDA JOSÉ MALCHER, nº 1192
HORA: 19H