Página inicial » Eventos » PROPESP » Jovens Talentos para Ciência » Inscrições para o Programa Jovens Talentos se encerram na sexta-feira

Inscrições para o Programa Jovens Talentos se encerram na sexta-feira

O dia 23 de março é a data final para os alunos interessados em se inscrever no processo de seleção do Programa Jovens Talentos para a Ciência, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a qual incentiva estudantes a se especializarem em diferentes áreas do conhecimento. Podem participar calouros de instituições federais de ensino superior de todo o Brasil.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), quase todas as faculdades da Universidade Federal do Pará (UFPA) já indicaram seus coordenadores e estes estão fazendo as inscrições dos seus calouros. “Além disso, o aluno que não conseguir realizar sua inscrição com o coordenador, em sua faculdade, pode procurar o serviço da Propesp, que funcionará no hall de entrada do Centro de Eventos Benedito Nunes, a partir de quarta-feira, 21, até sexta, 23, no horário das  10h às 17h”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós–Graduação, Emmanuel Tourinho.

Serão seis mil bolsas de estudo  no valor de R$ 360,00 por mês, distribuídas às instituições de ensino, de maneira proporcional ao número de inscritos de cada uma. A duração é de 12 meses. A ideia é que os selecionados estejam  aptos, após um ano, a serem bolsistas de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) ou do Programa Ciência Sem Fronteiras. A Capes e o CNPq acompanharão os bolsistas durante o Programa, por meio de um cronograma de atividades.

Seleção – As bolsas serão ofertadas aos alunos selecionados por meio de uma prova de conhecimentos gerais, no sistema de múltipla escolha, a qual será elaborada pela Capes e pelo CNPq. A prova será realizada na sede da instituição do candidato. As instituições ficarão responsáveis por oferecer o espaço para a realização do exame, enquanto o Ministério da Educação (MEC) cuida da parte logística do evento.

Requisitos – O candidato precisa ser aluno de graduação de uma universidade federal ou de uma instituição federal de Educação, Ciência e Tecnologia; ter ingressado no curso em 2012, em qualquer área do conhecimento. Já as instituições precisam estar associadas ao Programa e indicar um coordenador de cada instituição responsável pela implementação deste.

Inscrições – Na UFPA,  o processo de inscrição é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A Propesp cadastrou um cordenador de cada curso de graduação, o qual fará a inscrição de seus calouros no Processo Seletivo. O aluno que não conseguir inscrever-se em sua faculdade pode procurar o serviço de inscrição da Propesp.

Serviço:

Inscrição ao Programa Jovens Talentos da  Ciência
Data: Até 23 de março de 2012
Local: Coordenação das faculdades ou no hall de entrada do Centro de Eventos Benedito Nunes, ao lado da reitoria., no Campus Básico da UFPA, bairro Guamá, em Belém, de quarta, 21, a sexta-feira, 23, no horário das 10h às 17h.
Mais informações sobre acesso, cadastramentos e quaisquer outras dúvidas, entrar em contato com o MEC, pelo telefone 0800 616161.

Texto: Gustavo Ferreira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes