Conteúdo Programático
1º aula: Comunicação acadêmica: O que, Por que, Como, Onde?
O que é comunicação acadêmica. Os diversos formatos.
O contexto atual da produção acadêmica e a exigência global de publish or perish.
Os espaços e veículos de comunicação acadêmica.
Especificidade do artigo para revista acadêmica.
Os diversos estilos e a influência das ciências duras na escrita em ciências sociais.
Onde publicar? Estratégias para escolher o veiculo mais apropriado.
2o aula: O artigo acadêmico.
Estrutura básica do texto.
O que se espera de um artigo: regras e convenções.
Trabalhando na Relevância.
Procedimentos de submissão um artigo: formato, estilo, conteúdo.
Os erros mais comuns.
O que avaliam os editores? O que avaliam os avaliadores?
Quando não da certo: revisão e re-submissão ou rejeição.
Método de Trabalho
As aulas serão ministradas de forma expositiva, com espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas.
Bibliografia de consulta
Becker, Howard (2007): Writing for Social Scientists. How to start and finish your thesis, book or article. 2nd Edition. Chicago & London: University of Chicago Press. (existe edição em espanhol)
Eco, Umberto (1986): Como se faz uma tese em ciências humanas. São Paulo: Editora Perspectiva
Johnstone, Barbara (2009): “In the Profession: Choosing the Right Journal for Your Manuscript”, Journal of English Linguistics 37(4): 375–379
Martín, Eloísa (2012): “Making Sociology Current through International Publication: A Collective Task.” Current Sociology 60 (6): 832-837.
Martín, Eloísa (2013): “The Challenge of Internationalizing Sociology”, Global Dialogue 3 (2). http://www.isa-sociology.org/global-dialogue
Sand-Jensen, Kaj (2007): “How to write consistently boring scientific literature”, Oikos 116: 723-727
Suarez-Ortega, Magdalena, Elisa García-Mingo & José Ruiz San-Román (2012): “When Español is not enough: research, write, translate and publish or... perish”, International Journal of Leadership in Education 15( 4): 463–482