UFPA tem novos especialistas em Gestão Pública
A Universidade Federal do Pará já pode contar com novos especialistas em Gestão Pública em seu quadro de servidores técnico-administrativos. A primeira turma do curso com Ênfase em Gestão por Competências recebeu nesta terça-feira, 29, os certificados durante uma cerimônia realizada no espaço Sala Verde, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
A cerimônia contou com a presença do pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da UFPA, João Cauby de Almeida Júnior; do reitor da UFRA, Sueo Numazawa; da pró-reitora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Proped), Izildinha de Souza Miranda; e do coordenador geral do curso, Carlos André Corrêa de Mattos.
Acordo - O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública com Ênfase em Gestão por Competências é resultado de um acordo de cooperação técnica, firmado entre UFPA e UFRA, destinado a servidores das duas instituições com diploma de nível superior, com atuação ou interesse em exercer funções gerenciais. A especialização faz parte das ações do Programa de Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos da UFPA e atende à proposta da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a qual visa implantar o Sistema de Gestão por Competências na Administração Pública Federal.
O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, João Cauby de Almeida Junior, parabenizou os servidores pelo esforço em busca da qualificação profissional. “Sabemos que há dificuldades de se conciliar o trabalho desenvolvido na Instituição com as atividades exercidas pelos servidores na sua qualificação, em razão do tempo que essas atividades demandam. Por isso, parabenizo os concluintes do curso, uma conquista que vai resultar em melhores serviços a serem prestados pelas universidades parceiras, na medida em que elas vão poder absorver as competências adquiridas pelos novos especialistas em Gestão Pública por competência”, comemorou.
Mudanças - A servidora Bárbara Troeira, concluinte do curso, acredita que a qualificação trará mudanças tanto para a Instituição quanto para o servidor. “Nós que conseguimos alcançar o grau de especialistas, hoje, temos um olhar diferente, focado na sociedade com a prestação de um serviço de qualidade e tendo maior consciência da importância do papel de servidor público”.
A especialização teve duração de 18 meses, com início em setembro de 2011. Dos 53 alunos que já receberam o certificado, 33 são da UFPA e 20 da UFRA, de um total de 70. A expectativa da Progep é abrir nova turma em 2014, mas o número de vagas ainda não foi definido. Para a primeira turma, foram ofertadas 80 vagas, 40 para cada instituição.
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação