Página inicial » Notícias » Últimos dias para inscrições no Prêmio CAPES de Tese 2021

Últimos dias para inscrições no Prêmio CAPES de Tese 2021

A 16ª edição do Prêmio CAPES de Tese está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 07. Podem concorrer ao reconhecimento as teses de doutorado defendidas no Brasil em 2020 – mesmo em caso de cotutela ou outras formas de dupla titulação –, em qualquer uma das 49 áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES.
Os coordenadores dos programas de pós-graduação (PPGs) devem fazer uma pré-seleção entre as teses registradas na Plataforma Sucupira e serão responsáveis por inscreverem o trabalho escolhido no site http://pct.capes.gov.br/inscricao.
Após o cadastro, comissões de premiação serão responsáveis por selecionar os agraciados. São considerados requisitos a originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País, além da qualidade e quantidade de publicações oriundas da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto.

O resultado da primeira etapa do Prêmio está previsto para ser divulgado em setembro de 2021.

Parceiros
Além das premiações aos autores e orientadores dos trabalhos selecionados e reconhecimento aos coorientadores e ao PPG no qual a tese foi defendida, parceiros também concederão prêmios adicionais.
A Fundação Carlos Chagas vai oferecer R$15 mil aos autores das teses vencedoras nas áreas de Educação e Ensino, além de quatro menções honrosas no valor de R$5 mil, duas em cada uma dessas áreas. A Comissão Fulbright dará uma bolsa de pós-doutorado de quatro meses, no valor de US$16 mil, para um dos inscritos cujo trabalho evidencie a amplitude e a profundidade das relações Brasil-Estados Unidos. E a Dimensions Sciences vai premiar com US$2 mil uma autora na área de Biotecnologia, cujo trabalho tenha relação com inovação e empreendedorismo.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Para mais informações acesse: