Breve História Acadêmica
Nasci e cresci em Botucatu, SP. Já no "colegial", me interessei pelo comportamento animal, o que me levou à Biologia. Em 1978, me graduei em Ciências Biológicas, Licenciatura, pelo Instituto Básico de Biologia Médica e Agrícola (atualmente Instituto de Biociências de Botucatu), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" - Unesp. Me tornei Mestre (1979 a Dez 1981) e Doutor (1982 a Jun 1986) em Ciências Biológicas, Zoologia, pelo Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, sob orientação do Dr. Katsumasa Hoshino.
Em Agosto de 1981 fui contratado como docente no Departamento de Fisiologia, IB, Botucatu, Unesp, onde permaneço até hoje. Meu pós-doutoramento foi realizado no Institute of Animal Sciences, Volcani Center, Agricultural Research Organization, em Bet-Dagan, Israel, durante 1992. Em 2005 obtive o título de Livre-Docente em Fisiologia Animal pela Unesp.
Na carreira científica minhas paixões ficaram na Ciência e na Educação. Atualmente, ministro cerca de 700 a 1.000 h de aulas anuais, incluindo disciplinas obrigatórias, optativas e cursos a convite. Felizmente, fui introduzido nessa duas áreas pelo Prof. Hoshino, que me passou visões de vanguarda, muitas delas hoje aludidas como novidades por aqueles que não conhecem a história.
O Interesse pela Redação Científica
Desde cedo, já na graduação, iniciei leituras sobre temas na Filosofia da Ciência, estimulado pelo meu orientador Prof. Hoshino. Havia em mim o sonho de ser um "grande cientista". Essas leituras e meu sonho me levaram à busca de um melhor entendimento sobre o processo de "fazer ciência". Assim, desde cedo busquei a ciência internacional, mesmo num tempo em que isso não fazia qualquer diferença para a carreira científica. Era puro prazer e idealismo, na contra-corrente de um ambiente que privilegiava apenas a quantidade.
Meus três primeiros artigos foram publicados numa revista nacional sem muita expressão, mas em inglês. A partir daí, me aventurei com meus estagiários à ciência internacional propriamente dita. Foi uma tarefa árdua, pois eu tinha que conhecer um processo difícil e explicá-lo aos meus alunos. Mas cada publicação trazia um entusiasmo sem igual. Os tropeços eram usados como estímulo para um novo aprendizado.
Embora sem planejar, essa iniciativa foi contemplada, nos últimos anos da década de 90, com uma necessidade irreversível pela internacionalização da ciência nacional. Isso tornou meu caminho mais suave e gratificante. Eu estava nos trilhos corretos. Por que? Porque eu estava sendo fiel a preceitos da história e filosofia da ciência!
Isso, necessariamente, transbordava sobre o ato da escrita científica. Cada vez mais fui me preocupando em colocar os conceitos da Filosofia da Ciência no dia-a-dia de minhas atividades científicas. Isso foi profícuo, pois me trouxe melhor entendimento do processo mais prático do "fazer ciência". Como consequência, e pelo meu sonho de se tornar "cientista", comecei a analisar mais de perto o processo de escrever ciência. Mas minha vontade de "ensinar" transformou rapidamente essa experiência em aulas. Meu primeiro curso nessa área foi ministrado como optativo na graduação, em 1986, e em 1988 na pós-graduação.
O Método Lógico para Redação Científica
Sua estruturação formal surge bem mais recentemente, embora seja apenas uma sistematização do que eu vinha ensinando há cerca de 25 anos. Basicamente, neste Método proponho que qualquer decisão na escrita científica seja decorrente dos preceitos lógicos do "fazer ciência" e, somente posteriormente, de elementos de comunicação. Primeiro o produto sólido, depois a forma de apresentá-lo. Para isso, o texto científico é comparado a um argumento lógico, onde toda informação em seu interior deve ser equivalente a premissas ou conclusões; portanto, sem premissas sobrando ou faltando, e com conclusões logicamente elaboradas a partir dessas premissas. O Método também inclui a dinâmica do redigir, desde a conquista de tempo para essa atividade até a sequência da redação. Muitos outros aspectos são contemplados, mas fundamentalmente o texto deve ser importante, vistoso, sólido e conciso. O Método todo, com cerca de 150 conceitos, mostra-se condizente com o que vemos na ciência internacional de alto nível, e muitas vezes transgredido na ciência mais regional.
Ele foi sistematizado em meu recente livro "Método Lógico para Redação Científica". Encontra-se comercializado na www.bestwriting.com