sigufpa

II Simpósio Internacional Filosofia e Literatura - República e Recepção

II Simpósio Internacional Filosofia e Literatura

República e Recepção

 

Homenagem a Marcelo P. Marques, leitor da República

De 22 a 24 de Novembro de 2017, Auditório do IFCH, UFPA

 

O II Simpósio Filosofia e Literatura. República e Recepção, a acontecer de 22 a 24 de novembro de 2017, no Campus da UFPA, reunirá pesquisadores nacionais e internacionais cujas pesquisas estejam voltadas para a interpretação ou para a tradução do mais célebre dos diálogos platônicos, sejam estas centradas na Filosofia Antiga ou nos Estudos Clássicos em geral, bem como sua recepção em outros períodos da história da filosofia, com o intuito de fomentar o aprendizado, familiarização e discussão do tema proposto. A escolha pela temática “República e Recepção”, é no sentido de fomentar a programação de lançamento da nova edição da República de Platão (quarto volume dos Diálogos que começaram a ser reeditados em versão bilíngue a partir de 2011 pela ed.ufpa), lançado em junho de 2017, na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, dentro da programação dos 6o anos da  Universidade Federal do Pará.

Outro aspecto a ser observado, diz respeito ao processo de recepção dos discursos convergentes, eixo no qual a Filosofia Antiga se une a todos os outros domínios do pensamento filosófico, principalmente se levarmos em consideração o impacto causado pela República na história do ocidente como um todo.

Organizado pelo POIESIS – Grupo de  Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, o evento pretende valorizar a relevância da tradução de Carlos Alberto Nunes do corpus platonicum, que na nova edição bilíngue pode ser cotejada com o texto grego estabelecido por John Burnet,  editado pela Oxford entre 1892-1906.

Retomar a República como tema do evento oposto significa homenagear o empreendimento pioneiro da UFPA cujos benefícios se estendem não apenas a Região Norte, mas a pesquisadores da área de Filosofia Antiga e Estudos Clássicos de todo o Brasil, que tomam como objeto de estudo os Diálogos platônicos, e encontram na edição bilíngue em língua portuguesa, a possibilidade de aprofundar seus estudos. O evento também homenageará a memória de um grande leitor da República, Prof. Marcelo Pimenta Marques, da UFMG.

A Organização

 

Mais informações no site http://tiny.cc/filolit
 
Copyright © 2017 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA. Todos os direitos reservados.