Coordenadoria de Residências em Saúde

A Residência Médica, a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde constituem modalidades de ensino de pós-graduação Lato Sensu destinado às profissões da saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, e orientado pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir das necessidades e realidades loco regionais.

As residências são regidas em nível nacional por instâncias colegiadas denominadas de Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS), ambas presididas pelo Ministério da Educação com parceria do Ministério da Saúde, com atribuições. Definidas pela Portaria Interministerial Nº 7, de 16 de setembro de 2021. Em nível local as residências são regidas pelas instâncias colegiadas denominadas Comissão de Residência Médica (COREME) e Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) que são vinculadas as instituições de ensino ou de saúde, proponentes de programas de residências em saúde ofertantes de cursos de Especialização Lato Sensu – Modalidade Residência.

A COREME e COREMU no âmbito da Universidade Federal do Pará são vinculadas a PROPESP por meio da Diretoria de Capacitação, com atribuições definidas nos termos da Resolução CONSEPE Nº 4.978, de 20 de novembro de 2017.

Atualmente, a UFPA, por meio da PROPESP, oferta quinze especialidades médicas, seis especialidades sob a forma multiprofissional, sendo duas no interior do Estado do Pará, e sete em área profissional da saúde. Todo ingresso do residente denominado Profissional de Saúde Residente é feito por meio processos seletivos anuais.

• Resolução CONSEPE N. 4.978/2017 (Dispõe sobre as normas que regulamentam a Residência Médica, a Residência Multiprofissional e por Área Profissional da Saúde, no âmbito da Universidade Federal do Pará)

Competências da Coordenadoria de Residências em Saúde

A Coordenadoria de Residências em Saúde é dirigida por um(a) Coordenador(a), diretamente subordinado(a) à Diretoria de Capacitação, e possui as seguintes competências:

1. Regular as residências nos termos da legislação em vigor e responder, dentro de suas competências, à PROPESP;
  2. Acompanhar todos os Programas de Residência legalmente constituídos da UFPA;
  3. Intermediar a comunicação das COREME´s e COREMU da UFPA com o MEC;
  4. Supervisionar, a partir das informações prestadas pelas COREME´s e COREMU, preenchimento do SIMEC quanto ao pedido de recursos e prestação de contas dos Termos de Execução Descentralizada (TED´s), com auxílio da PROPLAN, PROAD e PROGEP;
  5. Coletar e transmitir informações das Residências aos órgãos competentes e à comunidade acadêmica;
  6. Exercer outras atividades compatíveis com suas atribuições.

Últimos Editais das Residências em Saúde